MP de Bolsonaro autoriza retaliação a países que descumprirem acordos da OMC
Jair Bolsonaro (PL) editou uma Medida Provisória (MP) nesta quinta-feira (27) para autorizar o governo brasileiro a suspender concessões e a retaliar membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) que descumprirem acordos internacionais...
Jair Bolsonaro (PL) editou uma Medida Provisória (MP) nesta quinta-feira (27) para autorizar o governo brasileiro a suspender concessões e a retaliar membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) que descumprirem acordos internacionais.
Segundo o Planalto, a norma, editada por Bolsonaro (foto), foi publicada porque o Órgão de Apelação da OMC está paralisado, diante do boicote dos Estados Unidos à nomeação de novos árbitros.
“Assim, nos casos de decisão proferida no âmbito da OMC favorável às alegações brasileiras, a parte perdedora poderá se eximir das consequências da condenação por tempo indeterminado. Simplesmente porque a apelação não será analisada, em função da inviabilidade de análise do pedido pelo Órgão de Apelação. Ou seja, a contraparte apresentará um pedido de apelação ‘no vazio’ “, afirmou o Planalto, em nota.
A norma determina que, quando a decisão na OMC for favorável ao Brasil, o país poderá “suspender a aplicação de concessões ou de outras obrigações para o referido membro”.
A MP diz também que a retaliação poderá ocorrer se a apelação do país prejudicado não puder ser julgada pelo Órgão de Apelação ou se o relatório não puder ser aprovado pelo Órgão de Solução de Controvérsias da OMC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)