Ruy Goiaba: Proíbam a rinha de cartas abertas
De volta das férias, Ruy Goiaba (foto) comenta na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (21) a polêmica que se seguiu à publicação de um artigo de Antonio Risério pela Folha e os abaixo-assinados contra e a favor do texto do antropólogo...
De volta das férias, Ruy Goiaba (foto) comenta na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (21) a polêmica que se seguiu à publicação de um artigo de Antonio Risério pela Folha e os abaixo-assinados contra e a favor do texto do antropólogo.
“A carta aberta passa como um trator por cima de qualquer discussão e decreta: [Risério] e outros dois colunistas escreveram textos ‘racistas’, aos quais a Folha, ou qualquer veículo que diga prezar a democracia, não deve dar guarida. É um texto autoritário, mal escrito — inclui até um ‘vimos por meio desta’, que me lembrou a reação de Graciliano Ramos sempre que ele topava com um ‘outrossim’ — e especialmente indecente na analogia que tenta fazer com o negacionismo do Holocausto. Sem contar a alegação orwelliana de que está defendendo o ‘pluralismo’ ao exigir o exato oposto, sua restrição. Opinião, por mais idiota, não é crime (…): admitam, amigos, que vocês não gostam da livre expressão de quem discorda e andam cada um com seu index prohibitorum no bolso. Não é bonito, mas é mais honesto.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)