Diretora da Anvisa vota a favor de autorização dos autotestes
Cristiane Rose Jourdan, uma das diretoras da Anvisa, acaba de votar pela autorização dos autotestes de Covid no Brasil. A decisão final depende dos votos dos outros quatro diretores...
Cristiane Rose Jourdan, uma das diretoras da Anvisa, acaba de votar pela autorização dos autotestes de Covid no Brasil.
A decisão final depende dos votos dos outros quatro diretores.
“Até o momento não foi identificada elaboração de política pública e as suas estratégias formalmente instituídas pelo Ministério da Saúde e acordadas com a Anvisa”, disse Jourdan, na reunião transmitida ao vivo.
Em 7 de janeiro, a Anvisa publicou nota informando que, pelas regras atuais, “[o]s autotestes podem ser registrados a partir de uma política pública que preveja o autoteste como ferramenta da estratégia de enfrentamento à Covid-19”.
O objetivo desse regulamento, em vigor desde 2015, é “afastar os riscos envolvidos na coleta da amostra biológica, na execução do ensaio, na interpretação do resultado, bem como no manejo dos dados e dos próprios pacientes”.
Na noite de quinta passada (13), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica pedindo à Anvisa a avaliação do uso de autotestes. No texto, o governo afirma que a autotestagem “é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social”.
Leia mais:
Anvisa confirma ter recebido pedido da Saúde para liberar autoteste
Queiroga diz que autoteste “diminuirá pressão” sobre sistema de saúde
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)