Jair Bolsonaro repete Lula e Dilma sobre controle do orçamento
Como registramos mais cedo, Jair Bolsonaro condicionou as decisões da Economia sobre gestão do orçamento a aval da Casa Civil. A medida repete o modelo de "Junta Orçamentária" usado por Lula e Dilma...
Como registramos mais cedo, Jair Bolsonaro condicionou as decisões da Economia sobre gestão do orçamento a aval da Casa Civil. A medida repete o modelo de “Junta Orçamentária” usado por Lula e Dilma.
Na ocasião, o colegiado era formado pelos ministros da Casa Civil, da Fazenda e Planejamento — as duas pastas foram unificadas sob comando de Paulo Guedes, que segue agarrado à cadeira, mesmo perdendo poder.
Na época do PT, Antonio Palocci e Dilma Rousseff protagonizaram diversos enfrentamentos. Quando assumiu o governo, a petista fortaleceu ainda mais o poder da “Junta”, que chegou a ser integrada por Gleisi Hoffmann, Miriam Belchior e Guido Mantega.
Na reta final, que levaria Dilma ao impeachment, o grupo era formado por Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Aloizio Mercadante.
Agora, Ciro Nogueira dividirá com Guedes a análise sobre abertura de créditos suplementares e transferência de dotações orçamentárias. O Centrão, porém, segue pressionando para reativar o Ministério do Planejamento na iminente reforma ministerial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)