Secretários pedem que Queiroga estimule testagem e vacinação após nova onda de Covid
Em ofício encaminhado hoje ao Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde pediu que Marcelo Queiroga (foto) reconheça a nova onda de Covid e que a pasta apoie medidas como a testagem e massa e a vacinação...
Em ofício encaminhado hoje ao Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde pediu que Marcelo Queiroga (foto) reconheça a nova onda de Covid e que a pasta apoie medidas como a testagem e massa e a vacinação.
Na carta enviada ao ministro, a entidade afirmou que “o crescimento de casos, impulsionado pela nova variante [ômicron], volta a impor desafios aos sistemas de saúde público e privado do país”.
“Se o sistema hospitalar entrar em colapso, tanto na rede privada, quanto na rede pública, óbitos evitáveis poderão ocorrer pela não garantia de acesso à internação”, declarou o presidente do Conass, Carlos Lula, no documento encaminhado a Queiroga.
“Sendo a Ômicron mais transmissível e responsável pelo aumento de pacientes com sintomas leves, os serviços ambulatoriais estarão pressionados por quadros clínicos que exigem testagem imediata, prescrição médica e emissão de atestados para o devido isolamento dos positivos. Em países onde a nova variante já impacta em recordes de casos leves, a rede hospitalar também já se encontra pressionada por casos graves, principalmente em pacientes não-vacinados, incluindo as crianças”, afirmou a entidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)