Leia a íntegra da nota técnica da Saúde que contraria Bolsonaro
A secretária extraordinária de Enfrentamento da Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo (foto), afirmou em nota técnica enviada ao STF que a vacina pediátrica contra a Covid é segura para as crianças de cinco a 11 anos...
A secretária extraordinária de Enfrentamento da Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo (foto), afirmou em nota técnica enviada ao STF que a vacina pediátrica contra a Covid é segura para as crianças de cinco a 11 anos.
Conforme mostramos, a secretária afirmou na nota que “antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”.
Segundo a nota, em agosto de 2020, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), apontou questões relevantes para o enfrentamento das consequências da pandemia sobre a saúde de crianças e adolescentes no Brasil.
“Alguns fatores foram considerados e se mantêm como relevantes em relação ao maior risco de morbimortalidade de crianças e adolescente no Brasil: a composição demográfica da população brasileira com alto número de crianças e adolescentes; contingente de crianças com condições crônicas com controle insuficiente; desafios no acesso e qualidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde; desafios no acesso e qualidade do cuidado pediátrico de maior complexidade, particularmente em tempos de grande pressão no sistema hospitalar, levando, inclusive, à desativação de leitos pediátricos e, o aumento da vulnerabilidade social”, disse.
De acordo com a nota técnica, conforme a OMS, a preponderância de evidências sobre o risco de Covid grave e morte em crianças e adolescentes vem de estudos realizados em locais com muitos recursos.
“Uma revisão sistemática sugere que possa haver maior impacto da fatalidade pediátrica relacionada à Covid em países de baixa e média renda em comparação com países de alta renda.”
Leia aqui a íntegra da nota técnica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)