O antibolsonarismo sufocou o antilulismo
A disparada de Lula pode favorecer a Terceira Via. Diz Carlos Pereira: "Esse cenário produziria a percepção cada vez mais nítida de que Bolsonaro seria incapaz de derrotá-lo, o que levaria a uma desagregação ainda maior da base de eleitores do presidente e a uma progressiva desidratação de sua candidatura à reeleição...
A disparada de Lula pode favorecer a Terceira Via.
Diz Carlos Pereira:
“Esse cenário produziria a percepção cada vez mais nítida de que Bolsonaro seria incapaz de derrotá-lo, o que levaria a uma desagregação ainda maior da base de eleitores do presidente e a uma progressiva desidratação de sua candidatura à reeleição (…).
A perda de competitividade eleitoral de Bolsonaro também arrefeceria a percepção de que Lula seria o único candidato capaz de derrotá-lo. Vários desses eleitores têm reservas ao ex-presidente em função dos diversos escândalos de corrupção e/ou do fracasso econômico de gestões petistas. Mas também desenvolveram um desafeto extremo a Bolsonaro diante da ameaça que representaria à democracia liberal brasileira. Por que votar em Lula no primeiro turno se Bolsonaro deixou de ser competitivo eleitoralmente? É esperado, portanto, que esses eleitores venham igualmente a considerar alternativas à Presidência da República (…).
Não é improvável, portanto, que a candidatura de Bolsonaro derreta e fique reduzida ao tamanho de seu “core voters” (atualmente em torno de 11%, segundo o Datafolha) e que a candidatura de Lula perca musculatura, alcançando no máximo 40% das intenções de voto, desempenho histórico do PT em disputas à Presidência em primeiros turnos”.
Até alguns meses atrás, Lula e Bolsonaro se alimentavam. Agora isso mudou. Como mostram as pesquisas, é só Bolsonaro que alimenta Lula, sem reciprocidade. O repúdio ao sociopata é tão violento que acabou resgatando o ex-presidiário. O antibolsonarismo sufocou o antilulismo. É por isso que Lula se preocupa com o derretimento acelerado de Bolsonaro: a morte prematura de sua candidatura pode ter o efeito de liberar o antilulismo e oferecer uma alternativa real ao Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)