Anvisa anuncia amanhã resultado da Pfizer em crianças, mas ainda não há vacinas para esse grupo
A Anvisa vai anunciar na manhã desta quinta (16) sua avaliação sobre o pedido da Pfizer para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid - mas nenhuma criança será vacinada amanhã, porque o Ministério da Saúde ainda não adquiriu uma dose sequer para esse grupo...
A Anvisa vai anunciar na manhã desta quinta (16) sua avaliação sobre o pedido da Pfizer para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid – mas nenhuma criança será vacinada amanhã, porque o Ministério da Saúde ainda não adquiriu uma dose sequer para esse grupo.
A Pfizer informou a O Antagonista que “nenhuma dose de vacina pediátrica foi enviada ainda ao país”.
A farmacêutica acrescentou que o terceiro contrato assinado com o governo brasileiro, anunciado por Marcelo Queiroga no fim de novembro, “também inclui a possibilidade de fornecimento de versões modificadas do imunizante para variantes, que poderão ser eventualmente desenvolvidas caso necessário, e versões para diferentes faixas etárias, conforme solicitação por parte do Ministério da Saúde”.
Os adolescentes a partir dos 12 anos já recebem no Brasil a mesma vacina aplicada em adultos, mas a vacina para as crianças usa uma dosagem menor. Nos Estados Unidos, a tampa do frasco para as crianças é na cor laranja.
No mês passado, quando Queiroga anunciou em Salvador o novo contrato, a equipe do Ministério da Saúde disse que os primeiros 20 milhões de doses do novo contrato devem chegar até março de 2022.
Depois da publicação desta reportagem, o Ministério da Saúde informou que “aguarda a análise da agência reguladora para avaliar a inclusão de crianças de 5 a 11 anos nos grupos vacináveis”.
No entanto, nada impede o ministério de comprar vacinas antes da aprovação da Anvisa (elas apenas não podem ser aplicadas). As vacinas AstraZeneca e Coronavac, por exemplo, foram compradas antes da autorização para uso emergencial. A Covaxin também – antes de o contrato ser cancelado.
Leia mais:
Anvisa conclui análise sobre vacinação da Pfizer em crianças e anuncia resultado amanhã
Queiroga assina compra de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer
Queiroga: 134 milhões de doses vão sobrar neste ano para 2022
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)