Indígenas derrubam torre de transmissão de energia em protesto no Maranhão
Indígenas de quatro territórios da Reserva Cana Brava, a cerca de 500 km de São Luís, no Maranhão, derrubaram uma torre de energia da Eletronorte nesse domingo (12). Além disso, outras duas torres foram danificadas...
Indígenas de quatro territórios da Reserva Cana Brava, a cerca de 500 km de São Luís, no Maranhão, derrubaram uma torre de energia da Eletronorte nesse domingo (12). Além disso, outras duas torres foram danificadas.
Indígenas cobram o repasse de R$ 2,8 milhões da Eletronorte e afirmam que a distribuição de cestas básicas tem sido insuficiente e com produtos vencidos.
A Eletronorte informou, em nota, que atuou junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS) para que o fornecimento de energia não fosse interrompido para os municípios da região. Para realizar os reparos nas torres, a empresa disse que ainda aguarda reforço policial para entrar nas terras indígenas.
Lideranças indígenas alegam que, desde 2013, tramita na Justiça uma ação que pede reparação pelos danos causados pela instalação das torres na Reserva Cana Brava e que, em setembro de 2019, foram acertadas diversas medidas de compensação. Uma delas era a transferência de recursos para a compra de alimentos.
No processo, a Eletronorte teria dito que poderia oferecer até R$ 2,8 milhões durante todo o ano de 2021, mas que não poderia enviar a verba diretamente aos indígenas, por questões legais. Por outro lado, os indígenas afirmam que não aceitam todas as condições da Eletronorte e que ainda não receberam os recursos prometidos este ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)