Nicarágua não cumpre Carta Democrática, diz a OEA
Em resolução aprovada nesta quarta, 8, a Organização dos Estados Americanos afirmou que a Nicarágua não respeita compromissos com a Carta Democrática Interamericana e instou a ditadura de Daniel Ortega (foto) a aceitar uma missão para "restabelecer" o cumprimento do documento...
Em resolução aprovada nesta quarta, 8, a Organização dos Estados Americanos afirmou que a Nicarágua não respeita compromissos com a Carta Democrática Interamericana e instou a ditadura de Daniel Ortega (foto) a aceitar uma missão para “restabelecer” o cumprimento do documento, informa a France Presse.
O documento, aprovado em sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA, foi apoiado por 25 dos 34 membros ativos do bloco regional. Oito países se abstiveram, entre eles Argentina, Bolívia e México, todos governados por esquerdistas que gostam de ditaduras à esquerda.
O único voto contrário foi o do governo nicaraguense, cujo representante, Michael René Campbell, voltou a acusar a entidade de “intervencionismo”.
O texto da resolução pede à Nicarágua a libertação “urgente” de todos os opositores detidos e o início de um processo para realizar eleições “livres, imparciais e transparentes, com observação internacional crível”.
A OEA não reconheceu a legitimidade das eleições nicaraguenses de 7 de novembro, que deram o quarto mandato seguido a Ortega após seu governo prender sete rivais e vetar a presença de observadores internacionais no pleito.
Em resposta, o ditador anunciou sua retirada da organização. A entidade, porém, lembrou hoje que o processo para finalizar a saída leva dois anos, durante os quais permanecem em vigor as obrigações da Nicarágua com a OEA e seus instrumentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)