Tendência é derrubar isenção a combustível na Zona Franca, dizem advogados Tendência é derrubar isenção a combustível na Zona Franca, dizem advogados
O Antagonista

Tendência é derrubar isenção a combustível na Zona Franca, dizem advogados

avatar
Gabriela Coelho
3 minutos de leitura 26.11.2021 08:30 comentários
Brasil

Tendência é derrubar isenção a combustível na Zona Franca, dizem advogados

Como noticiamos nesta semana, a ministra Cármen Lúcia, do STF, deu cinco dias para que Jair Bolsonaro e Rodrigo Pacheco prestem informações sobre o veto que manteve a isenção do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados na importação de petróleo e derivados por empresas da Zona Franca de Manaus...

avatar
Gabriela Coelho
3 minutos de leitura 26.11.2021 08:30 comentários 0
Tendência é derrubar isenção a combustível na Zona Franca, dizem advogados
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como noticiamos nesta semana, a ministra Cármen Lúcia, do STF, deu cinco dias para que Jair Bolsonaro e Rodrigo Pacheco prestem informações sobre o veto que manteve a isenção do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados na importação de petróleo e derivados por empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para o tributarista Allan Fallet, há uma divergência de interpretação da lei, e algumas empresas buscaram o Judiciário questionando dispositivos que tratam da hipótese de incidência e da isenção de imposto sobre combustíveis importados por empresas sediadas na ZFM.

“Como algumas empresas obtiveram liminares garantindo a isenção e começaram a importar em determinado montante que supera, inclusive, a demanda da ZFM, restou claro o entendimento de que essas importadoras de combustíveis atuariam além da região e estavam ocasionando em um concorrencial desleal e eventual prejuízo a arrecadação fiscal que já teriam superado a casa de R$ 1 bilhão”, disse.

Segundo Fallet, “apesar de pouco usual, o veto tem sido questionado em razão do desrespeito à Constituição Federal e com o objetivo de evitar a perpetuação de uma estrutura tributária discrepante no setor de combustíveis”.

O tributarista Erico Carvalho lembra que, no final de 2020, o STF fixou a absoluta impossibilidade de serem lançados novos vetos a dispositivos de lei anteriormente sancionados e a expectativa, “portanto, é a de que o STF siga a sua orientação jurisprudencial e declare a  inconstitucionalidade formal do veto presidencial”.

“O veto presidencial perpetua a indefinição jurisprudencial quanto à correta interpretação do regramento da Zona Franca de Manaus. Também perpetua a insegurança jurídica e o desequilíbrio concorrencial no mercado de petróleo, lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos derivados de petróleo, ao possibilitar que determinados agentes usufruam de incentivos tributários não extensíveis aos demais”, afirmou.

Eduardo Muniz Cavalcanti, advogado tributarista sócio da Bento Muniz Advocacia, afirmou que o veto impacta negativamente as empresas distribuidoras de combustíveis localizadas fora da Zona Franca de Manaus, “sobretudo porque a proteção tributária regional fica mais significativa, em termos de competitividade, diante dos fatores macroeconômicos que pressionam o setor e que se agravam em razão do alto valor do petróleo nos mercados interno e externo”. 

No STF, a ação foi apresentada pelo Solidariedade. Segundo o partido, a lei 14.183/2021 foi publicada em 15 de julho de 2021 e, em seu texto original, afirmava expressamente que petróleo, lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos derivados de petróleo passavam a ser uma exceção à isenção fiscal concedida à entrada de mercadorias estrangeiras na Zona Franca de Manaus. No mesmo dia, porém, o presidente republicou o texto vetando o dispositivo.

Esportes

Conheça o novo CT do Red Bull Bragantino

28.04.2024 14:45 3 minutos de leitura
Visualizar

ONU debate mecanismos de reparação para afrodescendentes

Visualizar

Colômbia impõe restrição de importação dos EUA por risco de H1N1

Visualizar

Talibã intensifica repressão contra mídia

Visualizar

Rússia prende mais um jornalista por gravar vídeo com equipe de Navalny

Visualizar

"Pantera Negra" marca, Botafogo vence o Flamengo e assume liderança do Brasileirão

Visualizar

Tags relacionadas

combustíveis especialistas imposto isenção veto Zona Franca de Manaus
< Notícia Anterior

"Tudo parece conspirar a favor de Moro"

26.11.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

O vale-tudo na economia

26.11.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Gabriela Coelho

É jornalista formada pelo UniCEUB, em Brasília. Tem especialização em gestão de crise e redes sociais. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Globo, Revista Consultor Jurídico e CNN Brasil. Conhece o mundo do Judiciário há alguns anos, desde quando ainda era estagiária do TSE. Gosta dessa adrenalina jurídica entre pedidos e decisões. Brasiliense, cobriu as eleições nacionais de 2010, 2014 e 2018 e municipais de 2012 e 2020.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

O que esperar do show da Madonna no Rio de Janeiro

O que esperar do show da Madonna no Rio de Janeiro

28.04.2024 13:25 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
IBGE escancara problema de insegurança alimentar no Brasil

IBGE escancara problema de insegurança alimentar no Brasil

28.04.2024 13:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Bolsonaro e Caiado participam de manifestação em Ribeirão Preto

Bolsonaro e Caiado participam de manifestação em Ribeirão Preto

28.04.2024 12:38 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Quando a Rodoanel Norte vai ser entregue?

Quando a Rodoanel Norte vai ser entregue?

28.04.2024 12:35 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.