Bruno Araújo: “Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa”
Bruno Araújo (foto), presidente do PSDB, conversou rapidamente por telefone com O Antagonista sobre a suspensão das prévias do partido, após, em tese, um problema, na noite de ontem, no aplicativo usado para a votação. "Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa que estava de manhã...
Bruno Araújo (foto), presidente do PSDB, conversou rapidamente por telefone com O Antagonista sobre a suspensão das prévias do partido, após, em tese, um problema, na noite de ontem, no aplicativo usado para a votação.
“Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa que estava de manhã.”
Há pelo menos cinco meses, a cúpula do PSDB discutia o modelo de votação das primeiras prévias para candidato ao Planalto. A votação remota, por meio de aplicativo, era uma forma de dar ao processo “uma maior alcance”. A intenção, segundo Araújo, era permitir “a participação mais democrática possível”.
Cogitou-se espalhar urnas eletrônicas nos estados, mas, segundo o dirigente, seria algo muito mais trabalhoso, demandando contratos específicos com cada tribunal regional eleitoral.
Araújo admitiu que ninguém na cúpula do partido entende de tecnologia da informação e, por isso, o PSDB recorreu a entidades especializadas, incluindo universidades públicas.
Na semana anterior às prévias, acrescentou Araújo, “o ponto de tensão” era a segurança, o temor de invasões hackers, o que, segundo ele, não se confirmou.
“O sistema foi totalmente protegido”, afirmou.
Ainda de acordo com Araújo, até por volta das 8h10, tinham sido contabilizados cerca de 3 mil votos. O dirigente tucano afirmou também que 65% da apuração — levando em conta o peso dos votos — foi feita ontem, e as urnas com esses votos estão devidamente lacradas.
Agora, resta aguardar o diagnóstico que a empresa responsável pelo aplicativo ficou de apresentar nesta segunda-feira (22).
“Vamos ver se o sistema está de pé e a gente reabre imediatamente a votação. Foi um problema estritamente técnico do aplicativo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)