Bancos esperam arrefecimento do crédito em 2022
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com 18 instituições financeiras reduziu pelo segundo mês consecutivo a estimativa para o crescimento do crédito em 2022. A projeção de alta passou de 7,4% para 7,3%. Em agosto, a expectativa era de expansão de 7,8%...
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com 18 instituições financeiras reduziu pelo segundo mês consecutivo a estimativa para o crescimento do crédito em 2022. A projeção de alta passou de 7,4% para 7,3%. Em agosto, a expectativa era de expansão de 7,8%.
Segundo a entidade, o resultado da pesquisa é reflexo da deterioração das perspectivas econômicas e as condições financeiras ainda mais restritivas, em razão da alta mais acentuada da taxa básica de juros.
Na prática, a alta de juros encarecerá os empréstimos em 2022. Com isso, os consumidores buscarão menos crédito e os bancos ficarão mais cautelosos nas concessões. Com inflação descontrolada e temor de recessão, a renda dos brasileiros será afetada. Com isso, há risco de aumento da inadimplência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)