Integrante da Conitec afirma que ficou “surpreso” com alteração de pauta sobre estudo da cloroquina
Em depoimento à CPI da Covid, o representante do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) na Conitec Elson Chaves (foto) afirmou hoje que ficou surpreso com a retirada da pauta, da última hora...
Em depoimento à CPI da Covid, o representante do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) na Conitec Elson Chaves (foto) afirmou hoje que ficou surpreso com a retirada da pauta, da última hora, da análise de um parecer sobre o uso da cloroquina no SUS.
Ao longo da última oitiva da CPI, os senadores buscaram informações sobre uma eventual interferência de Jair Bolsonaro na pauta do dia 7 de outubro da Conitec. O órgão é responsável por recomendar o uso, ou não, de remédios pelo Sistema Único de Saúde.
Naquele dia, estava prevista a análise de um estudo do doutor Carlos Carvalho contrário ao uso da cloroquina como remédio contra Covid. A suspeita da CPI é que Bolsonaro atuou para adiar a reunião e evitar que o colegiado barrasse a adoção do kit Covid nas unidades do SUS.
“Nós nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho. Por isso solicitamos justificativas plausíveis para o pedido de retirada de pauta. [Houve surpresa] porque a matéria estava na pauta e recebemos o documento técnico”, disse Chaves.
“Nós no Conasems estávamos ansiosos na expectativa de já analisar o documento. É uma expectativa dos gestores de saúde ter uma posição técnica para que a gente possa organizar os serviços e orientar os profissionais. Por isso a nossa surpresa”, complementou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)