Quem vai herdar os votos de Lula?
"As evidências apontam para um espaço amplo, ainda a ser conquistado por quem pretenda enfrentar ou substituir Lula na corrida eleitoral do próximo ano." É o que concluem...
“As evidências apontam para um espaço amplo, ainda a ser conquistado por quem pretenda enfrentar ou substituir Lula na corrida eleitoral do próximo ano.”
É o que concluem Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, e Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do instituto, em artigo na Folha.
Isto porque, nos cenários de 2018 sem o condenado, a taxa de entrevistados que preferem votar em branco ou nulo cresce em até dez pontos percentuais.
“Dentre os candidatos, apenas Marina Silva (Rede), por enquanto, herda parte importante (cerca de um terço) dos apoiadores do ex-presidente.
O fenômeno se explica não só pelo desconhecimento dos candidatos, mas também pela dificuldade de identificação do eleitor lulista com os nomes em jogo. Entre os mais pobres e menos escolarizados, o índice de votos brancos e nulos dobra diante da ausência do ex-presidente. No Nordeste, a tendência se repete, mesmo com o recall local de Marina e Ciro (PDT).
(…) Os apoios, tanto a tucanos quanto a Bolsonaro (PSC), têm baixíssima correlação com o voto no ex-presidente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)