Relator de PEC que muda competência do STF diz que “precisamos, de fato, de uma corte constitucional”
Como noticiamos há pouco, bolsonaristas decidiram desengavetar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, entre outras coisas, propõe alterações na competência da corte. O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, escolhido para ser o relator da matéria na CCJ da Câmara, disse a O Antagonista haver...
Como noticiamos há pouco, bolsonaristas decidiram desengavetar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, entre outras coisas, propõe alterações na competência da corte.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, escolhido para ser o relator da matéria na CCJ da Câmara, disse a O Antagonista haver um consenso em relação à necessidade de delimitar melhor a função do Supremo, “que hoje não está adequada”, segundo ele.
“Precisamos, de fato, de uma corte constitucional.”
Orleans e Bragança não concorda com a proposta de aumentar de 11 para 15 o número de ministros e defende que a nomeação continue a cargo do presidente da República, e não do Congresso Nacional, como consta no texto original da PEC, apresentado em 2013 por Luiza Erundina (PSOL).
O deputado defendeu também a abertura do STF “para a soberania popular”, com possibilidade, por exemplo, de um ministro poder ser afastado a partir de um referendo popular, mediante abaixo-assinado. “É o que funciona no primeiro mundo”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)