Coletiva da Petrobras que não anunciou nada gera suspeitas no mercado
Agentes de mercado estranharam a Petrobras convocar uma coletiva de imprensa na tarde hoje (27) para que os executivos da companhia prestassem informações sobre os preços dos combustíveis e do gás de cozinha...
Agentes de mercado estranharam a Petrobras convocar uma coletiva de imprensa na tarde hoje (27) para que os executivos da companhia prestassem informações sobre os preços dos combustíveis e do gás de cozinha.
Segundo os analistas, a expectativa criada com o anúncio da coletiva afetou o preço dos papéis da companhia, que registrou queda de 1,45%. O temor era de que a Petrobras mudaria sua política de preços.
Entretanto, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou que não fará mudança na política de preços da estatal. “Continuamos trabalhando como sempre trabalhamos, acompanhando os preços para cima ou para baixo”, disse.
Para os analistas, um comunicado ao mercado ou uma nota divulgada para a imprensa teria sido suficiente e não causaria volatilidade nos papéis. As ações preferenciais da Petrobras terminaram o pregão de hoje entre as mais negociadas, com alta de 0,89%.
Um deles viu semelhança com as suspeitas de uso de informação privilegiada, ou ‘insider trading’, que ocorreu em março.
Naquele mês, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado de capitais, abriu um processo administrativo para investigar um suposto uso de informação privilegiada na negociação de ações da estatal.
Havia a suspeita de que um único investidor teria lucrado ao menos R$ 18 milhões de reais com o suposto vazamento da informação de que haveria uma troca no comando da estatal.
Dias depois, a CVM disse que não identificou lucro relevante na operação com ações da Petrobras na véspera do anúncio da saída de Roberto Castello Branco.
Após esse imbróglio, em 29 de março, a Crusoé revelou que o então executivo da Petrobras Cláudio da Costa, um dos principais da estatal, foi demitido sob suspeita de negociar ações da empresa quando soube que Bolsonaro decidiu demitir Castello Branco
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)