Queiroga bota a culpa em estados e municípios por retirada de adolescentes sem comorbidades
Marcelo Queiroga botou a culpa em estados e municípios nesta quinta (16) pela retirada de adolescentes sem comorbidades do plano de vacinação contra Covid. "Essa vacinação [de adolescentes sem comorbidades] só deveria iniciar a partir de 15 de...
Marcelo Queiroga botou a culpa em estados e municípios nesta quinta (16) pela retirada de adolescentes sem comorbidades do plano de vacinação contra Covid.
“Essa vacinação [de adolescentes sem comorbidades] só deveria iniciar a partir de 15 de setembro. Ocorre que estados e municípios passam à frente das recomendações do Programa Nacional de Imunização”, disse o ministro em entrevista ao JPB1, da TV Cabo Branco, afiliada da Globo na Paraíba.
“Não só em relação à temporalidade, mas também em relação ao tipo de agente imunizante utilizado. O único agente imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária [para adolescentes] é o imunizante da Pfizer. E o que nós observamos? Que além de antecipar a aplicação de doses de vacina em adolescentes, aplicaram outras vacinas em adolescentes sem comorbidades, em contrariedade ao que dispõe a legislação em vigor. Então é por isso que o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa restrigindo a vacina aos adolescentes com comorbidades e dentro (sic) da vacina que está autorizada pela Anvisa”, acrescentou.
O plano nacional de imunização, de fato, previa originalmente a vacinação dos adolescentes sem comorbidades apenas a partir de 15 de setembro. No entanto, na prática, vários estados e municípios se adiantaram.
Leia mais:
Saúde retira adolescentes sem comorbidades do plano de vacinação contra Covid
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)