Velloso: “Quarentena para juízes é muito útil e moralizante”
Carlos Velloso, ex-presidente do STF, disse a O Antagonista que a quarentena eleitoral para juízes, aprovada ontem na Câmara, é "muito útil" e "moralizante". "A quarentena para juízes e para todos os que são proibidos de fazer política partidária é muito útil e moralizante...
Carlos Velloso, ex-presidente do STF, disse a O Antagonista que a quarentena eleitoral para juízes, aprovada ontem na Câmara, é “muito útil” e “moralizante”.
“A quarentena para juízes e para todos os que são proibidos de fazer política partidária é muito útil e moralizante.”
A quarentena eleitoral de quatro anos para juízes, integrantes do Ministério Público, policiais e militares foi aprovada pelos deputados, após uma manobra regimental. O texto seguiu para o Senado, onde será analisado.
Velloso afirmou que o texto aprovado não atingiria uma eventual candidatura do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.
“A quarentena, votada agora, não atingiria Moro, que já é aposentado. A lei ou emenda não retroagiria, claro, não alcançaria situações já consolidadas.”
A medida, se confirmada pelo Senado, só valeria para 2026. As condições de elegibilidade e causas de inelegibilidade seriam aferidas no momento de formalização do registro de candidatura. Ou seja, caberá à Justiça Eleitoral uma interpretação sobre o alcance da quarentena. Leia mais detalhes aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)