“Todo esse questionamento é por motivo fútil”, diz Queiroga, sobre SP
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (18) que a pasta entregou a São Paulo mais doses da vacina da Pfizer do que deveria. Na semana passada, a pasta acionou o STF alegando que recebeu 228 mil unidades do imunizantes a menos do que o previsto pelo PNI...
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (18) que a pasta entregou a São Paulo mais doses da vacina da Pfizer do que deveria.
Na semana passada, a pasta acionou o STF alegando que recebeu 228 mil unidades do imunizantes a menos do que o previsto pelo PNI. Ontem, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que a pasta envie as doses que faltaram.
Em coletiva, Queiroga disse que o Ministério da Saúde já enviou mais doses da vacina da Pfizer do que deveria.
“Pela nossa contabilização aqui, nós entregamos até mais Pfizer do que deveríamos. É preciso haver um espírito de colaboração de todos os entes federativos para que sigamos fortes. [….] Todo esse questionamento é por motivo fútil, porque é um percentual ínfimo em relação ao que o governo federal já distribuiu.”
Apesar disso, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite, admitiu que houve um erro.
“Não foi acordado conosco, mas realmente se retirava causando, assim, iniquidade aos outros estados. (…) Nós queríamos que os estados recebessem e nós descontamos da Pfizer. Entendemos que cometemos esse equívoco e devolvemos essas 151 mil doses da Pfizer.”
Queiroga citou o fato de São Paulo ter começado a imunizar adolescentes, contrariando o PNI.
“Nos surpreende quando um ente federativo ingressa no Poder Judiciário. Não que não se possa ingressar no Judiciário, é uma garantia de todos. Mas, nós aqui estamos muito abertos para equalizar essas divergências e avançar em prol do povo brasileiro.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)