Polícia da Nicarágua invade jornal crítico à ditadura de Ortega
A polícia da Nicarágua invadiu nesta sexta-feira (13) as instalações do La Prensa, o principal jornal do país, que é crítico ao governo do ditador Daniel Ortega...
A polícia da Nicarágua invadiu nesta sexta-feira (13) as instalações do La Prensa, o principal jornal do país, que é crítico ao governo do ditador Daniel Ortega, informa a agência Reuters.
As autoridades alegaram ter iniciado uma investigação sobre fraude aduaneira e lavagem de dinheiro contra o veículo de imprensa, fundado há 95 anos.
Na quinta (12), o jornal anunciou que suspenderia a circulação da versão impressa porque o governo havia retido na alfândega o papel importado necessário para a impressão —tática usada por outras ditaduras de esquerda, como a da Venezuela.
Segundo o editor-chefe Eduardo Enríquez, além de invadir as instalações de La Prensa, os policiais proibiram os funcionários de usar seus celulares.
A ação policial ocorre uma semana após a Justiça Eleitoral nicaraguense suspender o registro do partido que lidera uma frente de oposição a Ortega meses antes das eleições —cada vez mais fictícias— previstas para 7 de novembro.
A medida se soma a outras ações contra opositores, que incluem a prisão de mais de 30 pessoas, entre os quais alguns potenciais rivais do ditador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)