Grávidas que tomaram vacina da AstraZeneca não devem mudar na 2ª dose, diz Saúde
Marcelo Queiroga disse nesta quinta (8) que as grávidas que tomaram uma 1ª dose de vacina da AstraZeneca devem tomar a 2ª dose do mesmo imunizante...
Marcelo Queiroga disse nesta quinta (8) que as grávidas que tomaram uma 1ª dose de vacina da AstraZeneca devem tomar a 2ª dose do mesmo imunizante.
“A orientação é a mesma”, disse o ministro Marcelo Queiroga. “Após o puerpério, fazer a imunização com o mesmo imunizante, com a vacina AstraZeneca, e com isso completar a imunização”.
Em maio, a Anvisa havia orientado a suspensão da aplicação da vacina da AstraZeneca em grávidas.
“A boa vacina é aquela que foi aplicada”, disse Queiroga. O ministro afirmou não existirem ainda evidências sobre a segurança da “intercambialidade” de vacinas, ou seja, tomar doses de fabricantes diferentes.
Já as grávidas que ainda não tomaram vacina devem receber a Coronavac ou a vacina da Pfizer.
“Só um esclarecimento adicional: os imunizantes que podem ser usados nas gestantes são a vacina da Pfizer e a vacina Coronavac”. Essas vacinas não usam vetor viral, como é o caso dos imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.
O vetor viral é uma espécie de “envelope” formado a partir de um vírus diferente daquele que causa a doença que a vacina pretende evitar. Ele carrega instruções para que as células da pessoa vacinada se protejam. As vacinas da AstraZeneca e da Janssen usam esse tecnologia, mas as da Pfizer e a Coronavac não.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)