Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR
Com 647 votos, a subprocuradora Luiza Frischeisen obteve o primeiro lugar na lista tríplice da ANPR de indicados para a Procuradoria-Geral da República...
Com 647 votos, a subprocuradora Luiza Frischeisen obteve o primeiro lugar na lista tríplice da ANPR de indicados para a Procuradoria-Geral da República.
Foi seguida por Mario Bonsaglia, com 636 votos; e Nicolao Dino, com 587.
Opositores de Augusto Aras dentro da PGR, os três foram os únicos candidatos inscritos na votação realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República.
A campanha deste ano serviu para marcar posição contra o atual procurador-geral, cujo mandato termina em setembro, mas pode ser renovado com uma recondução.
Internamente, a permanência de Aras é dada como certa pelos três candidatos, todos críticos não só de sua gestão, mas sobretudo de sua ligação com Jair Bolsonaro.
A escolha do procurador-geral com base na lista tríplice não é imposta legalmente, mas era uma tradição, ignorada por Bolsonaro em 2019.
Nos debates realizados neste ano com a categoria, Bonsaglia, Dino e Frischeisen bateram na falta de empenho do procurador-geral para responsabilizar o presidente pela má condução do combate à pandemia.
Também apontaram o enfraquecimento da PGR perante o Supremo, que tem forçado o avanço de várias investigações contra integrantes do Executivo cujas investigações andam devagar.
É o caso dos inquéritos sobre a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, dos atos antidemocráticos e um mais recente, sobre Ricardo Salles — todos relatados por Alexandre de Moraes.
Conheça, abaixo, o perfil de cada um dos subprocuradores:
Luiza Frischeisen
Membro do Ministério Público Federal há 29 anos. Em São Paulo, foi procuradora regional dos Direitos do Cidadão; titular de ofícios criminais; e integrou os conselhos Penitenciário e de Entorpecentes do estado. Chefiou a Procuradoria Regional da República da 3ª Região por dois períodos e atuou em investigações e ações penais originais no TRF3. Representou o Ministério Público da União no Conselho Nacional de Justiça entre 2013 e 2015.
Atualmente, exerce o segundo mandato no Conselho Superior do MPF. Foi coordenadora e atualmente integra a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. Atuou como professora e coordenadora na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Foi diretora da ANPR entre 2003 e 2007. Fez parte da lista tríplice para PGR em 2019. É bacharel em direito pela Uerj; mestre em direito do Estado pela PUC-SP; e doutora em direito pela Universidade de São Paulo.
Mario Bonsaglia
Desde 1991 no MPF, foi procurador regional eleitoral em São Paulo (2004-2008); integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (2009-2013); coordenou a 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável pela área do controle externo da atividade policial e do sistema prisional (2014-2018).
Foi diretor da ANPR no biênio 1999-2001. Desde 2018, faz parte da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de populações indígenas e povos tradicionais. Exerce seu terceiro mandato no Conselho Superior do MPF. Integrou as listas tríplices para PGR em 2015, 2017 e 2019. É graduado e doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Nicolao Dino
Integra o Ministério Público Federal há 30 anos. Foi vice-procurador-geral Eleitoral; conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (2007-2009); coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF; diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU); secretário de Relações Institucionais do MPF, entre 2013 e 2014; além de procurador regional Eleitoral e procurador regional dos Direitos do Cidadão.
Exerce seu segundo mandato no Conselho Superior do MPF e integra a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Foi presidente da ANPR entre 2003 e 2007.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)