Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR
O Antagonista

Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 22.06.2021 19:12 comentários
Brasil

Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR

Com 647 votos, a subprocuradora Luiza Frischeisen obteve o primeiro lugar na lista tríplice da ANPR de indicados para a Procuradoria-Geral da República...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 22.06.2021 19:12 comentários 0
Luiza Frischeisen é a mais votada na lista tríplice para a PGR
Fotos: PGR e ANPR

Com 647 votos, a subprocuradora Luiza Frischeisen obteve o primeiro lugar na lista tríplice da ANPR de indicados para a Procuradoria-Geral da República.

Foi seguida por Mario Bonsaglia, com 636 votos; e Nicolao Dino, com 587.

Opositores de Augusto Aras dentro da PGR, os três foram os únicos candidatos inscritos na votação realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

A campanha deste ano serviu para marcar posição contra o atual procurador-geral, cujo mandato termina em setembro, mas pode ser renovado com uma recondução.

Internamente, a permanência de Aras é dada como certa pelos três candidatos, todos críticos não só de sua gestão, mas sobretudo de sua ligação com Jair Bolsonaro.

A escolha do procurador-geral com base na lista tríplice não é imposta legalmente, mas era uma tradição, ignorada por Bolsonaro em 2019.

Nos debates realizados neste ano com a categoria, Bonsaglia, Dino e Frischeisen bateram na falta de empenho do procurador-geral para responsabilizar o presidente pela má condução do combate à pandemia.

Também apontaram o enfraquecimento da PGR perante o Supremo, que tem forçado o avanço de várias investigações contra integrantes do Executivo cujas investigações andam devagar.

É o caso dos inquéritos sobre a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, dos atos antidemocráticos e um mais recente, sobre Ricardo Salles — todos relatados por Alexandre de Moraes.

Conheça, abaixo, o perfil de cada um dos subprocuradores:

Luiza Frischeisen

Membro do Ministério Público Federal há 29 anos. Em São Paulo, foi procuradora regional dos Direitos do Cidadão; titular de ofícios criminais; e integrou os conselhos Penitenciário e de Entorpecentes do estado. Chefiou a Procuradoria Regional da República da 3ª Região por dois períodos e atuou em investigações e ações penais originais no TRF3. Representou o Ministério Público da União no Conselho Nacional de Justiça entre 2013 e 2015.

Atualmente, exerce o segundo mandato no Conselho Superior do MPF. Foi coordenadora e atualmente integra a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. Atuou como professora e coordenadora na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Foi diretora da ANPR entre 2003 e 2007. Fez parte da lista tríplice para PGR em 2019. É bacharel em direito pela Uerj; mestre em direito do Estado pela PUC-SP; e doutora em direito pela Universidade de São Paulo.

Mario Bonsaglia

Desde 1991 no MPF, foi procurador regional eleitoral em São Paulo (2004-2008); integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (2009-2013); coordenou a 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável pela área do controle externo da atividade policial e do sistema prisional (2014-2018).

Foi diretor da ANPR no biênio 1999-2001. Desde 2018, faz parte da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de populações indígenas e povos tradicionais. Exerce seu terceiro mandato no Conselho Superior do MPF. Integrou as listas tríplices para PGR em 2015, 2017 e 2019. É graduado e doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Nicolao Dino

Integra o Ministério Público Federal há 30 anos. Foi vice-procurador-geral Eleitoral; conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (2007-2009); coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF; diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU); secretário de Relações Institucionais do MPF, entre 2013 e 2014; além de procurador regional Eleitoral e procurador regional dos Direitos do Cidadão.

Exerce seu segundo mandato no Conselho Superior do MPF e integra a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Foi presidente da ANPR entre 2003 e 2007.

Mundo

Rússia coloca jornalista da Forbes em prisão domiciliar

27.04.2024 21:33 2 minutos de leitura
Visualizar

Tornado devasta cidade da China e deixa mortos e feridos

Visualizar

Atlético-MG vence o Cuiabá e assume a liderança do Brasileirão

Visualizar

Iraque criminaliza relações homossexuais

Visualizar

Padre desafia o governo: "É impossível ser sacerdote em Cuba"

Visualizar

Ronaldo vai vender a SAF do Cruzeiro, afirma jornalista

Visualizar

Tags relacionadas

Augusto Aras lista tríplice Luiza Frischeisen Mário Bonsaglia Nicolao Dino PGR Procuradoria Geral da República
< Notícia Anterior

Governo terá de fazer racionamento para evitar apagão, diz Lira

22.06.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

'Moro garante que, se entrar para a política, vai se filiar ao Podemos', diz Alvaro Dias

22.06.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

27.04.2024 19:56 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Acidente caótico no Rodoanel: Ventilador se desprende e causa colisões

Acidente caótico no Rodoanel: Ventilador se desprende e causa colisões

27.04.2024 19:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Pacientes e funcionários são amarrados em assalto a hospital

Pacientes e funcionários são amarrados em assalto a hospital

27.04.2024 19:48 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Virginia participa de atividade na escola da filha

Virginia participa de atividade na escola da filha

27.04.2024 18:26 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.