“Não houve investimento”, diz Dimas Covas, sobre recursos da União para Coronavac
Questionado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), sobre investimentos federais na Coronavac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou há pouco na CPI da Covid que o governo federal não aplicou recursos ao longo...
Questionado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), sobre investimentos federais na Coronavac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou há pouco na CPI da Covid que o governo federal não aplicou recursos ao longo do desenvolvimento do imunizante.
“Em relação ao desenvolvimento da vacina, em nenhum momento a falta de recursos do governo federal emperrou a vacina. Não contamos com recursos federais”, disse Covas.
“Foi pagamento [pelas doses disponibilizadas]. Não houve investimento”, concluiu.
Durante sua manifestação, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) tentou emplacar a tese de que a Coronavac só foi desenvolvida após receber recursos federais.
Covas, por sua vez, rebateu:
“Em 2016, 2017 o Butantan desenvolveu uma vacina para a dengue. O Ministério da Saúde deu R$ 300 milhões de investimento direto para o desenvolvimento dessa vacina. Com isso, fizemos estudos clínicos e iniciamos a construção de uma fábrica que está pronta. Investimento direto em desenvolvimento. Para essa vacina [Coronavac] não ocorreu nenhum investimento direto”, disse o o diretor.
“Para a Fiocruz, foi feito um investimento de R$ 1,9 bilhão para o desenvolvimento de uma vacina que era da Astrazeneca, mas foi feito investimento na Fiocruz. E foi isso que nós solicitamos. Solicitamos apoio como aconteceu anteriormente”, concluiu Covas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)