Quem é a ‘Capitã Cloroquina’, que vai depor amanhã na CPI da Covid
A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que prestará depoimento amanhã na CPI da Covid, acabou ficando conhecida como “Capitã Cloroquina”. Natural de Fortaleza, a pediatra cearense considerada "olavista" assumiu o cargo na Esplanada em 8 de janeiro de 2019, ainda na gestão de Luiz Henrique Mandetta, portanto...
A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que prestará depoimento amanhã na CPI da Covid, acabou ficando conhecida como “Capitã Cloroquina”.
Natural de Fortaleza, a pediatra cearense considerada “olavista” assumiu o cargo na Esplanada em 8 de janeiro de 2019, ainda na gestão de Luiz Henrique Mandetta, portanto.
Mas foi durante a administração do general Eduardo Pazuello que Mayra Pinheiro ganhou projeção, tornando-se a principal voz do ministério a favor do chamado “tratamento precoce”, que inclui a prescrição da cloroquina, remédio sem eficácia para o tratamento de Covid.
Mayra foi apontada por Pazuello como a responsável pela ideia do aplicativo TrateCov, destinado ao diagnóstico de pacientes de Covid no auge da crise sanitária de Manaus.
Ela já é alvo de um inquérito no MPF, ao lado do ex-ministro da Saúde, que investiga o chamado “tratamento precoce” e a omissão do governo federal na crise de oxigênio no Amazonas.
Em depoimento prestado no início deste mês, no âmbito dessas investigações, a médica defendeu o “kit Covid”, alegando que o médico deve ter “liberdade”. Essa, aliás, deverá ser a tônica de seu depoimento na CPI amanhã.
Mayra Pinheiro iniciou carreira política em 2018, ao se candidatar a uma das duas vagas ao Senado pelo Ceará. Filiada na época ao PSDB, ela concorreu com o apelido de “Dra. Mayra” e recebeu 11,3% dos votos válidos.
Em 2020, Mayra filiou-se ao Novo e chegou a ser cotada para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Ela deixou a sigla depois que o Novo, a despeito de algumas resistências, marcou lugar na oposição ao governo de Jair Bolsonaro.
Em busca de uma novo partido, tem sido incentivada por integrantes do governo federal a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022. Por enquanto, há uma CPI no meio do caminho de Mayra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)