Cai secretário de Informática do TSE, ‘pai’ da urna eletrônica
Luís Roberto Barroso removeu Giuseppe Janino do comando da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral. O servidor estava no cargo havia 15 anos e é considerado o "pai" da urna eletrônica...
Luís Roberto Barroso removeu Giuseppe Janino do comando da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral. O servidor estava no cargo havia 15 anos e é considerado o “pai” da urna eletrônica.
Janino mantém o mesmo nível comissionado (CJ-3), mas exercerá a partir de agora função de assessor especial no gabinete da Presidência do TSE.
A decisão de substituí-lo foi tomada há alguns meses, depois de uma série de ocorrências registradas nas últimas eleições municipais. Um relatório da OEA concluiu que sistemas não estavam concluídos quando já iniciada a campanha.
Houve atraso na totalização dos votos, falhas no aplicativo do TSE, na prestação de contas dos candidatos e até na autuação dos processos, além de um ataque hacker que levantou uma série de especulações.
Para o lugar de Janino, Barroso nomeou Júlio Valente da Costa Jr. O ministro avalia que é necessária uma visão global de sistemas, e não apenas do voto eletrônico. A substituição ocorre em meio ao debate sobre a impressão do voto eletrônico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)