PROS é contra distritão
A fundação do PROS divulgou manifesto contra o distritão, que transforma em majoritária as eleições proporcionais para o Congresso Nacional. A proposta também está na pauta da comissão instalada hoje para debater novas regras eleitorais...
A fundação do PROS divulgou manifesto contra o distritão, que transforma em majoritária as eleições proporcionais para o Congresso Nacional. A proposta também está na pauta da comissão instalada hoje para debater novas regras eleitorais.
O PROS alega que a proposta encarece as campanhas, fragiliza os partidos e dificulta a representação feminina, além de “nunca deu certo em nenhum outro país”.
“O distritão desconsidera grosseiramente a vontade de milhões de eleitores brasileiros, uma vez que descarta todos os votos destinados a partidos. Nas eleições de 2014, tivemos mais de 8 milhões de votos (7,09%) de legenda, em 2018 foram 6,8 milhões (5,84%). É dever da democracia brasileira respeitar e dar espaço à escolha destes milhões de brasileiros que optaram pelo voto de legenda na urna eletrônica. Além do que, o sistema descarta milhões de votos que atualmente são computados nos votos válidos para a distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)