TCU absolve Dilma e condena Gabrielli por prejuízo da Petrobras com Pasadena
O plenário do TCU decidiu, em julgamento nesta quarta-feira (14), absolver Dilma Rousseff e condenar o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli por prejuízos provocados à estatal na compra da refinaria de Pasadena (EUA)...
O plenário do TCU decidiu, em julgamento nesta quarta-feira (14), absolver Dilma Rousseff e condenar o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli por prejuízos provocados à estatal na compra da refinaria de Pasadena (EUA), registra O Globo.
Os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, delatores da Lava Jato, também foram condenados no processo.
Dilma, que era integrante do conselho de administração da Petrobras na época do negócio, votou a favor da compra da refinaria. À época, ela alegou não ter tido acesso a todas as informações necessárias sobre a aquisição.
O relator do caso no TCU, Vital do Rêgo, afirmou que os integrantes do conselho não agiram com dolo nem com má-fé no caso e, por isso, suas contas deveriam ser julgadas regulares com ressalvas.
Nos casos de Gabrielli, Costa, Cerveró e do gerente Luís Carlos Moreira da Silva, o tribunal viu irregularidades. Eles foram condenados a multa de R$ 110 milhões e oito anos de inabilitação para exercer cargos públicos.
O próprio TCU calculou que a aquisição da refinaria americana, em 2006, provocou prejuízo de US$ 792 milhões para a Petrobras —o provável pior negócio da história do capitalismo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)