Oito estados têm redução populacional em meio à pandemia
A taxa de crescimento populacional brasileira está em queda não só por causa das mortes decorrentes da pandemia, mas porque a natalidade no país está diminuindo...
A taxa de crescimento populacional brasileira está em queda não só por causa das mortes decorrentes da pandemia, mas porque a natalidade no país está diminuindo.
Em março de 2021, foram 13 nascimentos para cada 10 óbitos no país. Um ano atrás, quando a pandemia mal tinha chegado, essa taxa foi de 22 para 10.
Em abril, até o momento, oito estados estão registrando menos nascimentos do que mortes, de acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.
O Rio foi o estado que mais sofreu esse efeito ao longo da pandemia. Teve redução de população, nos meses de maio e dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A tendência é que a redução ocorra mais uma vez em abril.
Demógrafos ouvidos por O Globo afirmam que a diferença entre nascimentos e mortes se acentuou agora porque foi quando o pico da primeira onda da pandemia completou nove meses, tempo de uma gestação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)