Pacheco decide ler hoje em plenário criação da CPI da Covid
O Antagonista apurou que Rodrigo Pacheco decidiu que fará na tarde desta terça-feira (13), no plenário do Senado, a leitura do requerimento de criação da CPI da Covid. A sessão está marcada para logo mais, às 16h. Trata-se especificamente da CPI protocolada por Randolfe Rodrigues (Rede) em 4 de fevereiro e que recebeu o apoio de 32 senadores...
O Antagonista apurou que Rodrigo Pacheco decidiu que fará na tarde desta terça-feira (13), no plenário do Senado, a leitura do requerimento de criação da CPI da Covid. A sessão está marcada para logo mais, às 16h.
Trata-se especificamente da CPI protocolada por Randolfe Rodrigues (Rede) em 4 de fevereiro e que recebeu o apoio de 32 senadores, cinco a mais que o mínimo exigido pelo regimento. A comissão se propõe a investigar a conduta do governo federal na pandemia: entenda aqui.
Na semana passada, o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que Pacheco instalasse a CPI. O presidente do Senado tem dito que vai “acatar e cumprir a decisão judicial” ao ler hoje o requerimento de criação do colegiado. Amanhã, o STF se reunirá para, muito provavelmente, referendar a decisão monocrática de Barroso, mas os ministros poderão deixar margem para adiamento do início dos trabalhos.
Após a leitura do requerimento de criação da CPI, líderes de partidos e blocos parlamentares poderão indicar os seus integrantes para a comissão, conforme a proporcionalidade das bancadas antecipada por este site.
Tudo isso, porém, não quer dizer que a CPI começará a funcionar imediatamente. Pacheco tem defendido — publicamente e, principalmente, nos bastidores — que é praticamente impossível realizar uma CPI de maneira remota.
Como temos noticiado, há uma pressão enorme para que estados e municípios sejam incluídos no escopo da CPI. Pacheco, orientado pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado, no entanto, já sinalizou que não vai acatar esse pleito agora, deixando para um segundo momento a análise sobre possíveis apensamentos de fatos conexos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)