Entenda o que senadores querem investigar na CPI da Covid
No requerimento da CPI da Covid, cuja instalação foi determinada há pouco por Luís Roberto Barroso, o autor, Randolfe Rodrigues, disse que o objetivo é investigar basicamente dois fatos...
No requerimento da CPI da Covid, cuja instalação foi determinada há pouco por Luís Roberto Barroso, o autor, Randolfe Rodrigues, disse que o objetivo é investigar basicamente dois fatos:
- “as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil”; e
- “o agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os
pacientes internados”.
O requerimento foi subscrito por 30 senadores e apresentado em fevereiro a Rodrigo Pacheco.
Como a colapso no sistema de saúde chegou a vários estados, a oposição também poderá investigar na CPI se o governo federal deixou de prestar auxílio a eles com medidas que poderiam evitar o agravamento da pandemia.
“Outros estados e cidades caminham para o mesmo destino? Esse fato, juntamente com os vários outros, necessita de ampla investigação por parte do Parlamento”, diz um trecho do requerimento.
No requerimento, os 30 senadores que apoiam a CPI mencionaram ainda tentativas do governo de impedir que os estados adotassem medidas de isolamento social, bem como o atraso na negociação de vacinas contra a Covid.
“Primeiro procuraram desacreditar e retardar, por pura disputa ideológica e política, a vacina CoronaVac simplesmente porque ela foi desenvolvida por uma empresa chinesa em parceria com o Instituto Butantan. Depois, quando dezenas de países já tinham adquirido vacinas e preparado Planos de Vacinação, o Ministério da Saúde não havia nem assegurado um estoque adequado de agulhas e seringas, muito menos de vacinas”, diz o requerimento.
Leia aqui a íntegra do pedido da CPI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)