Nove governadores deixam de enviar à PGR informações sobre hospitais de campanha

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Nove governadores deixam de enviar à PGR informações sobre hospitais de campanha

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 30.03.2021 07:00 comentários
Brasil

Nove governadores deixam de enviar à PGR informações sobre hospitais de campanha

Um terço dos governadores deixou de responder a um pedido de informações da Procuradoria-Geral da República sobre a instalação dos hospitais de campanha para tratamento da Covid...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 30.03.2021 07:00 comentários 0
Nove governadores deixam de enviar à PGR informações sobre hospitais de campanha
Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro/via Agência Brasil

Um terço dos governadores deixou de responder a um pedido de informações da Procuradoria-Geral da República sobre a instalação dos hospitais de campanha para tratamento da Covid.

São eles:

  1. Waldez Góes (PDT), do Amapá;
  2. Camilo Santana (PT), do Ceará;
  3. Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo;
  4. Ratinho Júnior (PSD), do Paraná;
  5. Wellington Dias (PT), do Piauí;
  6. Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte;
  7. Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul;
  8. Coronel Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; e
  9. Antonio Denarium (PSL), de Roraima.

No último 12, a subprocuradora-geral Lindôra Araújo enviou ofícios aos 27 govenadores questionando quantos hospitais foram instalados em cada local, quantos foram construídos e não entraram em funcionamento e as unidades ativas atualmente.

Eles também foram indagados sobre data e motivo do fechamento dos hospitais desativados, destinação de insumos e equipamentos.

O objetivo da PGR com as informações é verificar eventuais falhas no atendimento à saúde da população infectada, principalmente em função dos recursos aplicados.

Dependendo de cada caso, o órgão poderá recomendar aos procuradores que proponham ajustes ou, se houver indícios de irregularidades, a abertura de investigações sobre os gestores.

O prazo inicial para a resposta venceu no dia 19, mas vários governadores pediram uma prorrogação, que foi concedida. O órgão ainda fará a análise das informações enviadas pelos estados e também avaliar as providências em relação aos que não prestaram as informações.

Atualização: Após a publicação desta reportagem, o governo de Rondônia disse que enviou as informações no dia 24 de março. No dia 29, em resposta a um questionamento de O Antagonista, a PGR não listou Rondônia entre os estados que haviam enviado as informações.

“O próprio MPF confirmou recebimento da manifestação do Governo de Rondônia através de e-mail encaminhado à Governadoria”, disse a Secretaria de Comunicação do estado.

“O Estado de Rondônia realizou investimentos em hospitais de campanha que serão utilizados mesmo após a pandemia e os dados foram enviados nos termos solicitados, nos termos solicitados, inexistindo, portanto, omissão por parte do Governo Estadual no atendimento ao requerimento do MPF”, afirmou.

O governo apresentou à PGR as seguintes informações sobre os hospitais de campanha:

“O denominado Hospital de Campanha de Rondônia foi inaugurado no dia 24 de junho de 2020, consistindo em uma Unidade de Saúde de estrutura permanente, possuindo, inclusive, uma usina de oxigênio. Com o término da pandemia, suas instalações poderão ser utilizadas conforme as necessidades de saúde futuras do Estado. Atualmente, o hospital conta com 71 (setenta e um) leitos clínicos e 31(trinta e um) leitos de UTI para adultos.

O Hospital de Campanha de Rondônia Zona Leste, inaugurado no dia 4 de agosto de 2020, é o resultado de uma reforma realizada no prédio onde anteriormente funcionava o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero). Trata-se de uma unidade de saúde de estrutura permanente que, após o término da pandemia, poderá ser utilizada à medida das necessidades de saúde futuras do Estado. No momento, essa unidade hospitalar funciona como retaguarda para o atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19 e conta com 10 (dez) leitos clínicos e 50(cinquenta) leitos de UTI para adultos.

Com relação aos Hospitais de Campanha Covid-19, sob gestão dos municípios de Ariquemes (Centro de Afecções Respiratórias) e de Guajará-Mirim (Hospital Regional Perpétuo do Socorro), inaugurados nos dias 3 de abril e 11 de junho de2020, respectivamente também apresentam estrutura de caráter permanente, sendo que o primeiro conta com 28 (vinte e oito) leitos de UTI para adultos e o segundo com 23 (vinte e três) leitos clínicos e 4 leitos de suporte ventilatório pulmonar para adultos.”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’
2

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
3

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
4

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
5

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022
6

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
7

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA
8

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela
9

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar
10

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

Tags relacionadas

Covid-19 no Brasil governadores hospitais de campanha PGR
< Notícia Anterior

"Braga Netto assume para fazer o jogo sujo que Azevedo e Silva se recusou a fazer?"

30.03.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Exército recusa autogolpe

30.03.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.