Ruy Goiaba: Saudades do ‘inimigo suez’
Em sua coluna da Crusoé nesta semana, Ruy Goiaba fala do navio que trancou a passagem pelo canal de Suez ("a manobra mais malfeita da história") e relembra um grande momento do jornalismo brasileiro, a história do "inimigo suez"...
Em sua coluna da Crusoé nesta semana, Ruy Goiaba fala do navio que trancou a passagem pelo canal de Suez (“a manobra mais malfeita da história”) e relembra um grande momento do jornalismo brasileiro, a história do “inimigo suez”.
“A Folha reproduziu assim as declarações de FHC [em outubro de 2011]: ‘Precisamos fazer um esforço grande para controlar o terrorismo, que é um inimigo suez’. A isso o jornal acrescentou o chamado parêntese didático: o presidente brasileiro, notório erudito, referia-se ‘aos combatentes egípcios que lutaram contra os israelenses na região de Suez, em 1973, e atacavam seus oponentes por meio de túneis subterrâneos abandonados, de surpresa’. Mas não era nada disso: com seu sotaque peculiar, FHC disse simplesmente que o terrorismo era um inimigo SOEZ ((…) ‘que não tem bom caráter, baixo, vil, ordinário’). A aula de história foi bacana, mas em momento algum os tais túneis dos combatentes egípcios devem ter passado pela cabeça do grão-tucano.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)