Saúde do RS também diz que ‘instabilidade’ afetou registro de mortes por Covid
A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou que uma 'instabilidade' no Sivep-Gripe, sistema usado pelo Ministério da Saúde, afetou o registro de casos e mortes no estado...
A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou que uma ‘instabilidade’ no Sivep-Gripe, sistema usado pelo Ministério da Saúde, afetou o registro de casos e mortes no estado.
“O sistema é nacional e apresentou instabilidade, o que afetou o registro de casos e óbitos no RS”, disse a secretaria, em nota O Antagonista enviada nesta quarta (24).
O Ministério da Saúde mencionou essa ‘instabilidade‘ em nota enviada hoje mais cedo.
Os secretários de Saúde do Mato Grosso do Sul e de São Paulo também disseram nesta quarta (24) que o número de mortes registrado hoje será menor do que o real, por causa da maior dificuldade para inserir os dados no sistema.
Secretarias de outros estados tiveram respostas diferentes.
A Secretaria da Saúde da Bahia disse que a inclusão de novos campos não interfere no registro de óbitos no estado, que já possui ligações com outros sistemas. Mas, na manhã de segunda-feira (22), a secretaria questionou o ministério sobre uma instabilidade no sistema.
A do Espírito Santo também disse que não haverá alterações nas informações de mortes no estado. “O registro dos óbitos no ES já possui as informações determinadas”, disse a pasta.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disse que “o impacto da instabilidade do Sivep-Gripe é baixo”, por conduzir “busca ativa de óbitos e casos nos sistemas de prontuário eletrônico integrado”.
A do Rio de Janeiro, como já mostramos, disse não ter sido informada das mudanças.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)