Anvisa: lote da AstraZeneca suspenso na Europa não veio para o Brasil
A gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho, informou nesta sexta (12) que o lote da vacina da AstraZeneca suspenso em alguns países da Europa não veio para o Brasil.
A gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho, informou nesta sexta (12) que o lote da vacina da AstraZeneca suspenso em alguns países da Europa não veio para o Brasil.
Em coletiva de imprensa, Capucho esclareceu que as vacinas da AstraZeneca aplicadas hoje no Brasil foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia. Essa versão da vacina também é conhecida como Covishield.
O lote suspenso em alguns países da Europa, de 1 milhão de doses, foi fabricado pela chinesa Wuxi Biologics, já certificada pela Anvisa. A Wuxi produz o insumo farmacêutico que será usado pela Fiocruz na produção de futuros lotes da vacina.
Capucho acrescentou que a Anvisa investigou cinco casos de “evento trombóticos” no Brasil em pacientes que receberam a Covishield.
“Não identificamos relação causal, mas estamos acompanhando”, disse a gerente de Farmacovigilância. Ela acrescentou que o Brasil começou a vacinação principalmente pelo grupo dos mais idosos, que são mais suscetíveis a esse tipo de problema independentemente de vacinação.
Pelo painel de vacinação do Ministério da Saúde, já foram aplicadas no Brasil mais de 2,9 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.
Em comunicado na quarta (10), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), informou investigar o assunto, não tendo encontrado ainda relação entre a vacina da AstraZeneca e problemas como trombose. Até terça (9), disse a agência, foram relatados 22 casos de eventos trombolíticos entre mais de 3 milhões de pessoas vacinadas no continente.
ATUALIZAÇÃO: procurada por O Antagonista, a Anvisa informou nesta tarde que quis dizer eventos trombóticos, e não trombolíticos, como dito na coletiva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)