Ações contra Lula serão sorteadas entre quatro juízes de Brasília
Com a decisão de Edson Fachin de anular as condenações de Lula, por incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, as ações serão encaminhadas a um dos quatro juízes das duas varas criminais federais do Distrito Federal: a 10ª ou a 12ª. Todos, em algum momento, já lidaram com outros processos ligados ao ex-presidente...
Com a decisão de Edson Fachin de anular as condenações de Lula, por incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, as ações serão encaminhadas a um dos quatro juízes das duas varas criminais federais do Distrito Federal: a 10ª ou a 12ª.
Todos, em algum momento, já lidaram com outros processos ligados ao ex-presidente. Segundo o Tribunal Regional Federal da Primeira Região, a distribuição será automática, ou seja, por sorteio.
Na 10ª Vara, o titular é o juiz Vallisney de Souza Oliveira, que já analisou outras ações ligadas a Lula — por exemplo, no âmbito da Operação Zelotes, que investigou a venda de caças para o Brasil.
Na mesma vara, o substituto é Ricardo Augusto Soares Leite, relator da Operação Spoofing, que investiga hackers que roubaram mensagens da Lava Jato.
Recentemente, ele permitiu que o líder do grupo, Walter Delgatti, permanecesse solto, apesar de reconhecer que ele ainda divulgava conversas hackeadas.
Na 12ª Vara, o titular é Marcus Vinicius Reis Bastos, que também já analisou casos ligados ao ex-presidente.
Em janeiro deste ano, ele absolveu Lula, Dilma Rousseff, Antonio Palocci e Guido Mantega em ação do chamado “quadrilhão do PT”, em que todos eram acusados de organização criminosa.
A juíza substituta nessa vara é Pollyanna Martins Alves. Em 2018, ela abriu mão de analisar um processo em que Lula é acusado de beneficiar a Odebrecht com empréstimos no BNDES em troca de palestras.
As ações que serão encaminhadas a Brasília são:
- a do triplex no Guarujá (SP);
- a do sítio de Atibaia (SP);
- a da sede do Instituto Lula;
- a das doações ao Instituto Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)