PEC da Imunidade vulnera gravemente a Constituição, diz Instituto Não Aceito Corrupção PEC da Imunidade vulnera gravemente a Constituição, diz Instituto Não Aceito Corrupção
O Antagonista

PEC da Imunidade vulnera gravemente a Constituição, diz Instituto Não Aceito Corrupção

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 25.02.2021 19:25 comentários
Brasil

PEC da Imunidade vulnera gravemente a Constituição, diz Instituto Não Aceito Corrupção

O Instituto Não Aceito Corrupção defendeu, em nota, que a tramitação da PEC da Imunidade seja desacelerada no Congresso, a fim de impedir a criação de "todo tipo de obstáculo" para a prisão e a punição criminal de parlamentares...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 25.02.2021 19:25 comentários 0
PEC da Imunidade vulnera gravemente a Constituição, diz Instituto Não Aceito Corrupção
Foto: Instituto Não Aceito Corrupção

O Instituto Não Aceito Corrupção defendeu, em nota, que a tramitação da PEC da Imunidade seja desacelerada no Congresso, a fim de impedir a criação de “todo tipo de obstáculo” para a prisão e a punição criminal de parlamentares.

A proposta de emenda à Constituição foi apresentada ontem pelo grupo de Arthur Lira, teve a admissibilidade aprovada por 304 deputados e deve ser aprovada hoje em primeiro turno. O segundo turno está previsto para a semana que vem.

Para o instituto, não houve qualquer debate aprofundado, enquanto que outras propostas, como o fim do foro privilegiado e a volta da prisão em segunda instância permanecem paradas.

“De forma açodada, não democrática, não amadurecida e na contramão do princípio fulcral da supremacia do interesse público, está se propondo o enfraquecimento da lei da ficha limpa, a proibição de afastamento cautelar de parlamentares pelo Judiciário, a proibição de prisão em flagrante por crime de corrupção (afiançável) e até se propondo impor a forma colegiada a decisões do STF em determinadas matérias”, diz a entidade.

“Várias destas proposições vulneram gravemente a Constituição Federal, especialmente em relação aos princípios da inafastabilidade da jurisdição e separação dos poderes, verdadeiras pedras angulares do nosso ordenamento.”

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

“A sociedade aguarda com extrema ansiedade por respostas por parte do Congresso Nacional em relação a proposições apresentadas, nos últimos anos, em relação ao fim do foro privilegiado, à prisão após condenação em segunda instância, além das novas medidas contra a corrupção e da verdadeira e profunda reforma político-partidária, que visam a melhor proteção do patrimônio público e combate à corrupção. Entretanto, elas avançam muito lentamente, não avançam ou ficam literalmente engavetadas por intermináveis períodos.

Por outro lado, nos últimos dias, após decisão unânime do STF, a Câmara dos Deputados, com 364 votos favoráveis, chancelaram a prisão do Deputado Federal Daniel Silveira por pregação enfática em redes sociais, em prol da volta do AI5, tendo em vista o nítido ato de extrapolamento da liberdade de expressão, não abrigado pela imunidade, nos termos do artigo 55 da Constituição Federal.

Passada uma semana da decisão, a Câmara, sem qualquer debate aprofundado, sem submeter o tema à Comissão de Constituição de Justiça, analisa a toque de caixa proposta de emenda à Constituição que parece pretender criar todo tipo de obstáculo para a prisão bem como para a punição criminal de parlamentares.

De forma açodada, não democrática, não amadurecida e na contramão do princípio fulcral da supremacia do interesse público, está se propondo o enfraquecimento da lei da ficha limpa, a proibição de afastamento cautelar de parlamentares pelo Judiciário, a proibição de prisão em flagrante por crime de corrupção (afiançável) e até se propondo impor a forma colegiada a decisões do STF em determinadas matérias.

Várias destas proposições vulneram gravemente a Constituição Federal, especialmente em relação aos princípios da inafastabilidade da jurisdição e separação dos poderes, verdadeiras pedras angulares do nosso ordenamento.

O enfraquecimento da lei da ficha limpa, de outro lado, representa ato de desrespeito a diploma legal vigente aprovado a partir de projeto de iniciativa popular – um dos poucos espaços ainda restantes para participação do povo no exercício do poder.

Enaltecemos a necessidade de desacelerar o processo para que haja discussão ponderada, ampla, democrática, visando o amadurecimento do tema, para que a solução jurídica venha de encontro aos anseios da sociedade e da proteção legítima e equilibrada aos detentores de mandatos eletivos e que, ao mesmo tempo, seja integralmente respeitosa aos ditames constitucionais vigentes.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021.
Diretoria Executiva do Instituto Não Aceito Corrupção”

Mundo

China investe na guarda militar visando futuras guerras

28.04.2024 21:45 3 minutos de leitura
Visualizar

West Ham oferece R$ 100 milhões por Wesley, do Corinthians

Visualizar

Nova regra para combater a cera dos goleiros no futebol

Visualizar

Indústria na China segue sem reagir

Visualizar

Japão vai construir muro em frente a Monte Fuji

Visualizar

Fortaleza e RB Bragantino ficam no empate pelo Brasileirão

Visualizar

Tags relacionadas

Instituto Não Aceito Corrupção PEC da Imunidade PEC da imunidade parlamentar
< Notícia Anterior

TRF-4 mantém parada ação penal contra Lula na Lava Jato

25.02.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

"Queremos restringir o ativismo do Judiciário", diz autor da PEC da Imunidade

25.02.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

USP no ranking de melhores universidades do mundo

USP no ranking de melhores universidades do mundo

28.04.2024 20:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Tarcísio exalta Bolsonaro: “O Brasil reconhece e agradece”

Tarcísio exalta Bolsonaro: “O Brasil reconhece e agradece”

28.04.2024 18:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Adeptos aos seguros de automóveis crescem em 2024

Adeptos aos seguros de automóveis crescem em 2024

28.04.2024 18:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Serviços 24 horas em São Paulo estão ameaçados?

Serviços 24 horas em São Paulo estão ameaçados?

28.04.2024 18:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.