Deputado democrata processa Trump e Giuliani por invasão do Capitólio
O deputado democrata Bennie Thompson está processando num tribunal federal de Washington Donald Trump, o advogado do ex-presidente, Rudy Giuliani, e dois dos principais grupos da extrema direita americana, o Proud Boys e o Oath Keepers...
O deputado democrata Bennie Thompson está processando num tribunal federal de Washington Donald Trump, o advogado do ex-presidente, Rudy Giuliani, e dois dos principais grupos da extrema direita americana, o Proud Boys e o Oath Keepers, relata a agência Reuters.
Thompson, que é negro, acusa todos eles de violarem a “Lei Ku Klux Klan” ao insuflar o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro.
A lei, elaborada depois da Guerra Civil nos EUA (1861-1865), visava dar ao presidente americano poderes para se opor a grupos racistas como a Ku Klux Klan e proteger os direitos dos negros após o fim da escravidão.
Uma de suas cláusulas proíbe conspiração para impedir que detentores de cargos federais desempenhem suas funções.
O deputado democrata argumenta que Trump, Giuliani e os grupos extremistas conspiraram por meio de “força, intimidação e ameaças” para impedi-lo de cumprir seu dever oficial de certificar a vitória eleitoral de Joe Biden.
Segundo a ação, a invasão do Congresso, que deixou cinco mortos e rendeu a Trump seu segundo processo de impeachment, foi resultado de um “plano comum que os réus perseguiam desde a eleição realizada em novembro de 2020”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)