“Se bobearmos, o vírus ganha”
Para a doutora em microbiologia Natalia Pasternak, as novas variantes do coronavírus acenderam o alerta sobre a necessidade de redobrar os cuidados preventivos contra a Covid-19. Em artigo para O Globo, ela afirmou: “Variantes que levam vantagem podem...
Para a doutora em microbiologia Natalia Pasternak, as novas variantes do coronavírus acenderam o alerta sobre a necessidade de redobrar os cuidados preventivos contra a Covid-19. Em artigo para O Globo, ela afirmou:
“Variantes que levam vantagem podem apresentar maior transmissibilidade, escapar da proteção adquirida por pessoas que já tiveram a doença, escapar de medicamentos como anticorpos monoclonais e, o pior, escapar de vacinas (…).
Pessoas que já contraíram versões “antigas” do vírus podem sofrer reinfecção com estas variantes, mas isso não está acontecendo em larga escala. E embora as vacinas tenham apresentado perda de eficácia, ainda estão dando conta. É urgente, pois, redobrar o cuidado com as medidas preventivas. Uso de máscara e distanciamento funcionam contra todas as variantes.
Quanto mais o vírus circular, mais oportunidade de mutação. Se a população for vacinada rapidamente, a circulação pode cair muito, e de forma abrupta, diminuindo a oportunidade do vírus para desenvolver novas formas resistentes. Estamos em uma corrida de vacinas versus vírus. Se bobearmos, o vírus ganha.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)