PGR DIZ QUE CABE AO LEGISLATIVO RESPONSABILIZAR BOLSONARO PGR DIZ QUE CABE AO LEGISLATIVO RESPONSABILIZAR BOLSONARO
O Antagonista

PGR DIZ QUE CABE AO LEGISLATIVO RESPONSABILIZAR BOLSONARO

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 19.01.2021 19:58 comentários
Brasil

PGR DIZ QUE CABE AO LEGISLATIVO RESPONSABILIZAR BOLSONARO

Em resposta a cobranças pela investigação criminal de Jair Bolsonaro na pandemia, a Procuradoria Geral da República disse, em nota, que cabe ao Legislativo responsabilizar "agentes políticos da cúpula dos Poderes"...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 19.01.2021 19:58 comentários 0
PGR DIZ QUE CABE AO LEGISLATIVO RESPONSABILIZAR BOLSONARO
Divulgação/MPF

Em resposta a cobranças pela investigação criminal de Jair Bolsonaro na pandemia, a Procuradoria Geral da República disse, em nota, que cabe ao Legislativo responsabilizar “agentes políticos da cúpula dos Poderes”.

No texto, divulgado pela assessoria de imprensa, a PGR diz, sem citar Bolsonaro, que, em razão do estado de calamidade pública, “é tempo de temperança e prudência, em prol da estabilidade institucional” e que tem fiscalizado a aplicação dos recursos.

“Neste momento difícil da vida pública nacional, verifica-se que as instituições estão funcionando regularmente em meio a uma pandemia que assombra a comunidade planetária, sendo necessária a manutenção da ordem jurídica a fim de preservar a estabilidade do Estado Democrático”, diz a nota.

Leia a íntegra:

O Decreto Legislativo 6, de 20 de março de 2020, reconheceu o estado de calamidade pública no país até 31 de dezembro de 2020. Em 30 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a validade dos dispositivos da Lei 13.979/2020, que estava vinculada ao prazo do Decreto Legislativo 6, mantendo em vigor as medidas sanitárias para combater a pandemia da covid-19.

O estado de calamidade pública é a antessala do estado de defesa. A Constituição Federal, para preservar o Estado Democrático de Direito e a ordem jurídica que o sustenta, obsta alterações em seu texto em momentos de grave instabilidade social. A considerar a expectativa de agravamento da crise sanitária nos próximos dias, mesmo com a contemporânea vacinação, é tempo de temperança e prudência, em prol da estabilidade institucional.

Segmentos políticos clamam por medidas criminais contra autoridades federais, estaduais e municipais. O procurador-geral da República, no âmbito de suas atribuições e observando as decisões do STF acerca da repartição de competências entre União, estados e municípios, já vem adotando todas as providências cabíveis desde o início da pandemia. Eventuais ilícitos que importem em responsabilidade de agentes políticos da cúpula dos Poderes da República são da competência do Legislativo.

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, o PGR criou o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), que, juntamente com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), estabeleceu diálogo e integração entre segmentos da sociedade e autoridades em todos os níveis de governo, resolvendo questões emergenciais no cotidiano dos serviços de saúde.

Também tem realizado a fiscalização de verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia, em trabalho conjunto com todo o Ministério Público brasileiro e com os tribunais de contas, e abriu inquéritos criminais contra oito governadores suspeitos de desvios, tendo um deles sido afastado do cargo.

As medidas intensificaram-se nos últimos dias, diante do grave quadro registrado em Manaus devido à falta de oxigênio medicinal em hospitais. O PGR abriu investigação criminal sobre atos envolvendo o governador do estado do Amazonas, o prefeito atual e o ex-prefeito de Manaus por suposta omissão. Requisitou a instauração, pelo Ministério da Saúde, de um inquérito epidemiológico e sanitário, instrumento usado pela primeira vez, embora esteja previsto na lei desde 1975. Solicitou esclarecimentos ao ministro da Saúde sobre sua atuação quanto à falta de oxigênio na capital amazonense.

Neste momento difícil da vida pública nacional, verifica-se que as instituições estão funcionando regularmente em meio a uma pandemia que assombra a comunidade planetária, sendo necessária a manutenção da ordem jurídica a fim de preservar a estabilidade do Estado Democrático.

O PGR continuará investigando atos ilícitos e contribuindo para que a ordem jurídica, centrada na Constituição e nas leis do país, seja observada, a fim de que não haja o alastramento da crise sanitária para outras dimensões da vida pública.

Esportes

Em vitória do Bahia sobre o Grêmio, Rogerio Ceni elogia Kanu

29.04.2024 15:30 2 minutos de leitura
Visualizar

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

Visualizar

Afastado, John Kennedy não comparece a treino no Fluminense

Visualizar

Fábio se pronuncia sobre baixa intensidade no Fluminense

Visualizar

Crusoé: Lula e os seus encrencados amigos socialistas europeus

Visualizar

Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

Visualizar

Tags relacionadas

Augusto Aras Jair Bolsonaro PGR
< Notícia Anterior

Premiê da Itália obtém voto de confiança no Senado e mantém mandato

19.01.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Defesa de Flávio reclama de novo julgamento sobre foro

19.01.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

29.04.2024 15:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

29.04.2024 14:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Após embate com governo, Pacheco marca sessão sobre vetos de Lula

Após embate com governo, Pacheco marca sessão sobre vetos de Lula

Wesley Oliveira
29.04.2024 14:19 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Prefeitura de Juazeiro remove estátua de Daniel Alves

Prefeitura de Juazeiro remove estátua de Daniel Alves

29.04.2024 14:11 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.