Líder democrata no Senado também pede que gabinete afaste Trump imediatamente
O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, pediu hoje que o gabinete presidencial afaste Donald Trump imediatamente, como permitido pela 25ª Emenda...
O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, pediu hoje que o gabinete presidencial afaste Donald Trump imediatamente, como permitido pela 25ª Emenda.
“O que aconteceu no Capitólio dos EUA ontem foi uma insurreição contra os Estados Unidos, incitada pelo presidente. Este presidente não pode exercer o cargo por mais nenhum dia”, disse o senador, em nota publicada nesta quinta (7).
“A forma mais rápida e eficaz – pode ser feita hoje – de remover este presidente do cargo seria o vice-presidente invocar imediatamente a 25ª Emenda”.
Como mostramos ontem, a 25ª Emenda autoriza o vice-presidente, se tiver apoio da maioria dos outros 15 integrantes do gabinete, a declarar o presidente incapaz de exercer o cargo. Esse afastamento é imediato e não precisa de autorização do Congresso.
Vários deputados federais do partido democrata já pediram o afastamento na noite de quarta (6), depois da invasão do Capitólio.
O Congresso só precisa confirmar o afastamento até 21 dias depois da contestação do presidente afastado, o que em tese poderia manter Trump afastado até a posse de Biden, mesmo que o Congresso não concorde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)