O caminho de Arthur Lira, que sempre sonhou em derrotar Rodrigo Maia O caminho de Arthur Lira, que sempre sonhou em derrotar Rodrigo Maia
O Antagonista

O caminho de Arthur Lira, que sempre sonhou em derrotar Rodrigo Maia

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 03.12.2020 17:10 comentários
Brasil

O caminho de Arthur Lira, que sempre sonhou em derrotar Rodrigo Maia

No ano passado, quando Rodrigo Maia (DEM), o Botafogo das planilhas da Odebrecht, foi reeleito presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), réu por corrupção no STF, desistiu da briga na reta final. Antes, o deputado alagoano, como ocorre agora, também havia tentado formar um bloco anti-Maia, que incluiria partidos como MDB e PTB, além da centro-esquerda. "Rodrigo Maia pode ter o apoio das siglas, mas não sei se tem dos deputados", disse Lira, na época, a O Antagonista...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 03.12.2020 17:10 comentários 0
O caminho de Arthur Lira, que sempre sonhou em derrotar Rodrigo Maia
Foto: Najara Araujo e Luís Macedo/Câmara dos Deputados

No ano passado, quando Rodrigo Maia (DEM), o Botafogo das planilhas da Odebrecht, foi reeleito presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), réu por corrupção no STF, desistiu da briga na reta final. Antes, o deputado alagoano, como ocorre agora, também havia tentado formar um bloco anti-Maia, que incluiria partidos como MDB e PTB, além da centro-esquerda.

“Rodrigo Maia pode ter o apoio das siglas, mas não sei se tem dos deputados”, disse Lira, na época, a O Antagonista, lembrando que a votação era — e continua sendo — secreta.

Em 2019, Lira teve dificuldades para conversar com PT, PDT, PSB e PCdoB, porque, segundo lideranças desses partidos, havia dito que não seria candidato — era um blefe temporário.

Lira atua mais nos bastidores. Quem o conhece de verdade nunca duvidou da sua vontade de  chegar ao topo da Câmara. Um cacique partidário comentou com este site que o deputado alagoano é “um exímio e experiente negociador”.

“Depois do Romero Jucá, ele é o melhor nesse meio de campo. Da chamada velha guarda, é o melhor que vi atuar na Câmara.”

Ainda no ano passado, Lira se estranhou com Ricardo Barros, hoje líder do governo Bolsonaro na Câmara, que também colocara seu nome para a disputa na Câmara.

“Vou concorrer. Não estou brigado com o Lira: só que ele tem o estilo dele e eu tenho o meu, apenas isso”, afirmou Barros a este site, a dias da eleição interna.

No dia em que constatou que Maia estava praticamente reeleito, Lira confirmou que não seria candidato. E afirmou a O Antagonista:

“Eu seria candidato para ser presidente, para ganhar, não para fazer auê. Só que não conseguimos juntar os apoios, paciência, é da política.”

Para 2021, Lira tem outro correligionário no meio do caminho: Aguinaldo Ribeiro, muito amigo de Maia. Mas, desta vez, já recebeu a benção do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira, de quem é muito próximo.

Como temos dito, Lira faz contas e acredita ser “muito possível” derrotar, em fevereiro do ano que vem, o grupo de Maia, que é quem, neste momento, parece estar tendo mais dificuldade para formar uma “frente ampla”.

No ano passado, assim que Maia assumiu pela segunda vez a Presidência, depois de já ter ocupado o mandato-tampão quando da cassação de Eduardo Cunha, Lira começou a se mexer pensando quase que exclusivamente em 2021.

Cada vez com mais espaço na imprensa — os jantares valeram a pena – e, entre os pares, vendendo a imagem de “amigo de todo mundo”, ele dizia que o então candidato do DEM não conseguia entregar tudo o que prometia aos deputados. Os ataques à Lava Jato e à “hegemonia do DEM” encontraram eco no Palácio do Planalto, contribuindo para o apoio de Jair Bolsonaro, celebrado em meio à pandemia da Covid-19.

Antes, porém, de assumir a posição de rival, Lira fez gestos de proximidade com Maia. No início da tramitação da reforma da Previdência, por exemplo, o alagoano se colocou ao lado do deputado do DEM, criticando o governo de Jair Bolsonaro, que não tinha base de apoio alguma naquela oportunidade.

Ele disse a O Antagonista:

“Quem apresenta um projeto tem que lutar pela aprovação dele. Não podem colocar no nosso colo uma atribuição que é do governo, não nossa. Em meio a tantos encontros e desencontros, vamos continuar fazendo o nosso papel e ver o que pode ser feito. Mas não é o Rodrigo que tem que ficar construindo base para o governo. Simplesmente não é função dele. O governo que construa seus votos, para que o Rodrigo, como presidente da Casa e interessado na reforma, paute a matéria. É o governo que tem que conquistar os votos, não o Rodrigo.”

Por ironia — e estratégia, claro –, Lira acabou sendo um dos responsáveis pela formação da base do governo, hoje composta por partidos do Centrão, algo que o deputado diz não existir. O “Centrão raiz”, nascido na era Cunha, não só existe, como quer voltar ao comando da Câmara.

Leia mais aqui sobre as disputas na Câmara e no Senado.

Esportes

Brasileirão terá 1° partida com arbitragem 100% feminina

26.04.2024 22:30 2 minutos de leitura
Visualizar

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Visualizar

Reunião entre organizada do Corinthians e direção tem promessa de apoio e "Fagner irresponsável"

Visualizar

Rodolfo Borges na Crusoé: A inteligência artificial mente

Visualizar

Ilha de Cultura: Uma educação argentina e brasileira, com Fabio Giambiagi

Visualizar

Alexandre Soares na Crusoé: O mundo woke, por trás das câmeras

Visualizar

Tags relacionadas

Arthur Lira Câmara eleição na Câmara Rodrigo Maia sucessão de Maia
< Notícia Anterior

Câmara aprova criação do programa Casa Verde e Amarela

03.12.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Toffoli manda PF tomar depoimento de Milton Ribeiro

03.12.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

26.04.2024 21:52 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

26.04.2024 20:39 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

26.04.2024 20:35 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

26.04.2024 20:06 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.