Gilmar Mendes é o nosso Rui Barbosa
Cada época tem o seu Rui Barbosa Na atual, trata-se de Gilmar Mendes. A opinião é de do jurista Manuel Gonçalves Ferreira Filho, que o defendeu em recente artigo. Veja o que Frederico Vasconcelos escreve sobre o caso na Folha...
Cada época tem o seuRui Barbosa. Na atual, trata-se de Gilmar Mendes. A opinião é de do jurista Manuel Gonçalves Ferreira Filho, que o defendeu em recente artigo. Veja o que Frederico Vasconcelos escreve sobre o caso na Folha:
“Manoel Gonçalves vê ‘críticas não raro pessoais que são objetivamente injustas’, ultrapassando os limites da moderação e do respeito.
‘Caso evidente é o que concerne ao ministro Gilmar Mendes, recentemente atacado por operadores do direito e outros descontentes’, destaca.
‘Sua atuação em prol do desenvolvimento dos meios de efetivação das normas da Constituição, com o que o STF cumpre o papel positivo de construtor da ordem prevista pela Lei Magna, é evidente para os instruídos’, afirma.
O autor diz que Rui Barbosa ‘introduziu no direito brasileiro a doutrina clássica do controle de constitucionalidade, essencial para a supremacia da Constituição e, portanto, para limitação do poder’.
Mendes, segundo o jurista, ‘modernizou esse controle’, alargando-lhe o alcance e a eficácia.
Ele diz que as decisões jurídicas de Gilmar Mendes, ‘sempre alicerçadas no direito e não nas paixões e simpatias’, ‘são judiciosas e apoiadas em razões fortes’. Quando submetidas ao plenário são mantidas, registra.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)