Comunicação “otimista” e “patriota” do governo vai ficar mais “instigante” e com hashtags
O governo federal é "patriota", "otimista", "parceiro", "eficiente" e "compromissado"...
O governo federal é “patriota”, “otimista”, “parceiro”, “eficiente” e “compromissado”.
As diretrizes constam do Manual de Publicação para o site do governo, cuja aprovação foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial.
Segundo o texto, os perfis @govbr, @planalto e @secomvc nas redes sociais “expressam personalidades complementares na comunicação do Governo, já que cada perfil possui um público-alvo diferente. No site, precisamos unificar essa comunicação para dialogar com todos os públicos”.
O texto, porém, não esclarece quais personalidades ou públicos são esses.
Os perfis do governo redes sociais são usados como bom exemplo de linguagem para o governo passar a adotar no site.
Eles têm “visão otimista sobre a evolução e crescimento do país”, “foco em mostrar ações e resultados”, e “patriotismo evidente” no uso das cores da bandeira.
O novo Manual considera que os atuais textos no site do governo federal são longos, “sem destaque para os subtítulos” e utilizam “linguagem técnica, portanto, se o leitor não tiver prévio conhecimento sobre o assunto tratado, ela (sic) não entende a notícia”.
A partir de agora, “[a]s notícias devem ter títulos instigantes, que já evidenciem o contexto do que será noticiado. Notícias resumidas, simplificando termos utilizados no texto e dando mais dinâmica à leitura das publicações. Destaque nos subtítulos explicativos, para ajudar a guiar a leitura. Assinar com uma hashtag que represente o otimismo do governo em dias melhores para o país, para dar o tom final que se pretende deixar como residual da notícia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)