ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Florianópolis
A corrida eleitoral em Florianópolis neste ano tem nomes já conhecidos, racha na atual gestão e uma rara unidade dos partidos de esquerda...
A corrida eleitoral em Florianópolis neste ano tem nomes já conhecidos, racha na atual gestão e uma rara unidade dos partidos de esquerda.
O atual prefeito Gean Loureiro, eleito em 2016 pelo MDB e hoje no DEM, vai em busca da reeleição. Ele é ex-vereador, ex-deputado estadual e já passou por PSDB e PDT.
Loureiro tem o apoio do Republicanos, do deputado federal Hélio Costa, que emplacou na vaga de vice o empresário do ramo de tecnologia Topázio Silveira Neto; do PSD, de Julio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alesc); além do Podemos e do PSC.
O atual vice-prefeito João Batista Nunes (PSDB) rompeu com a atual gestão e agora é candidato a vice na chapa da oposição, encabeçada pela deputada federal Ângela Amin (PP), mulher do senador Esperidião.
Além dos tucanos, ela tem na coligação o MDB, do senador Dário Berger, e o PSL, do governador Carlos Moisés, que está enfrentando um processo de impeachment na Alesc, comandada por um apoiador do atual prefeito.
Ângela está em seu terceiro mandato como deputada federal e já foi prefeita duas vezes da capital catarinense. Em 2016, perdeu para Loureiro no segundo turno por uma diferença de apenas 1.153 votos.
Pedro Silvestre, conhecido como Pedrão, é o candidato do PL, do senador Jorginho Mello. Ele está em seu segundo mandato na Câmara Municipal da capital, sendo que em 2016 foi o vereador mais bem votado da história. Conseguiu aliança com o Cidadania, da deputada federal Carmen Zanotto, que atualmente é relatora da comissão da Covid-19 na Câmara.
Helio Bairros, ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), foi lançado pelo Patriota, com o apoio do PTB e do Avante.
O professor universitário Elson Pereira (PSOL), que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura em 2016, tentará novamente: ele conseguiu um amplo arco de alianças com partidos de esquerda, incluindo PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede.
O médico e ex-vereador Ricardo Camargo está na disputa pelo Solidariedade, tendo coligado com PV e Pros.
O Novo aposta no advogado e escritor Orlando Silva. E o PRTB, partido de Hamilton Mourão, será representado pelo bolsonarista Alex Brasil.
Leia também:
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Recife
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Paulo
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Fortaleza
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de João Pessoa
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Luís
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Maceió
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Aracaju
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Goiânia
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Macapá
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Boa Vista
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Manaus
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)