ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre
A corrida pela Prefeitura de Porto Alegre está embolada...
A corrida pela Prefeitura de Porto Alegre está embolada.
O atual prefeito, Nelson Marchezan, do mesmo PSDB do governador Eduardo Leite, vai tentar a reeleição. Ele tem o apoio do PSL, que emplacou o advogado Gustavo Jardim na vaga de vice; e do PL, do deputado federal Giovani Cherini.
Derrotado por Marchezan no segundo turno, em 2016, o deputado estadual Sebastião Melo é candidato mais uma vez. Ele é do MDB, comandado no estado pelo deputado federal Alceu Moreira, atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Tem na coligação DEM, Cidadania, Democracia Cristã, PRTB, PTC e Solidariedade.
Coligado com o Avante, o atual vice-prefeito, Gustavo Paim (PP), rompido com Marchezan, também está na disputa e é a aposta do senador Luis Carlos Heinze, que almeja o governo. O deputado federal Jerônimo Goergen também apoia Paim, de olho em uma vaga para o Senado em 2022.
José Fortunati, nome conhecido no estado, atualmente no PTB, é outro nome competitivo. Ele já foi prefeito da capital gaúcha duas vezes, além de vice-prefeito, deputado estadual, deputado federal e vereador de Porto Alegre. Tem o apoio do Patriota e do Podemos, do senador Lasier Martins.
Manuela D’Ávila, que foi vice na chapa presidencial de Fernando Haddad em 2018, é candidata pelo PCdoB, tendo como vice o petista Miguel Rossetto (PT), que foi ministro de Lula e Dilma Rousseff.
Em seu terceiro mandato como deputada estadual, Juliana Brizola (PDT), neta de Leonel, também está no páreo, com o apoio do PSB e da Rede.
A esquerda tem ainda como candidata a deputada federal Fernanda Melchionna, que foi a vereadora mais votada de Porto Alegre em 2016.
Também estão colocadas as candidaturas do ex-judoca, ex-vereador e ex-deputado federal João Derly (Republicanos), do deputado estadual Rodrigo Maroni (Pros), do médico Montserrat Martins (PV) e do vereador no terceiro mandato Valter Nagelstein (PSD), que já presidiu a Câmara Municipal.
Leia também:
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Recife
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Paulo
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Fortaleza
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de João Pessoa
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Luís
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Maceió
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Aracaju
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Goiânia
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Macapá
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)