PF vê ‘evidências robustas’ de caixa dois de R$ 600 mil da Odebrecht para Renan
A Polícia Federal concluiu que há "evidências robustas" de que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu doações eleitorais irregulares da Odebrecht...
A Polícia Federal concluiu que há “evidências robustas” de que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu doações eleitorais irregulares da Odebrecht.
Em relatório entregue ao Supremo, os investigadores concluíram que o senador recebeu R$ 600 mil da empreiteira na campanha de 2010 sem declarar a quantia à Justiça Eleitoral. De acordo com a PF, foi cometido o crime de caixa dois.
“Há elementos concretos e relevantes no sentido da existência de materialidade e autoria dos crimes investigados no presente inquérito, encontrando-se presentes indícios suficientes de que o senador José Renan Vasconcelos Calheiros cometeu o crime previsto no art: 350 do Código Eleitoral, na modalidade caixa 2″, concluiu a delegada da PF Rejane Nowicki.
Segundo as investigações, Renan recebeu o dinheiro em duas parcelas, em 20 de agosto e em 15 de setembro de 2010. A PF afirma que os repasses foram viabilizados por um doleiro, que entregou as quantias ao senador num hotel de Maceió.
O relatório está no gabinete do relator do inquérito, o ministro Marco Aurélio, que deve agora enviá-lo à Procuradoria-Geral da República, que decidirá como proceder.
Em nota, a defesa de Renan disse que “dois terços das investigações” contra o senador já foram arquivados e “tem por certo” que esse inquérito seguirá o mesmo destino.
Lei a nota:
“É importante lembrar que dois terços das investigações contra o Senador Renan já foram arquivadas. A defesa tem por certo que a história novamente se repetirá. Todas as doações foram devidamente declaradas e subsequentemente aprovadas pelo tribunal. Delações irresponsáveis, com base em elementos de corroborações frágeis e desconexos, só desacreditam as investigações realizadas pela Polícia Federal e expõem indevidamente o nome do Senador”.
Luis Henrique Machado
Advogado do Senador Renan Calheiros
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)