‘Se um dia precisar’, posso aceitar recurso estrangeiro para Amazônia, diz Bolsonaro
Em evento no Planalto, Jair Bolsonaro afirmou há pouco que o governo tem desenvolvido a Amazônia com recursos próprios...
Em evento no Planalto, Jair Bolsonaro afirmou há pouco que o governo tem desenvolvido a Amazônia com recursos próprios.
Em discurso, o presidente disse que “pode aceitar” dinheiro estrangeiro para o desenvolvimento da floresta “se um dia nós precisarmos”.
“É dessa forma que vamos integrando a Amazônia, com recursos próprios. Se um dia nós precisarmos de recursos de outros países, poderemos aceitá-lo, mas serão de países que tenham exatamente os mesmos ideais nossos de democracia e liberdade. Somente dessa forma é que podemos dizer que a nossa Amazônia será integrada de fato ao resto do país.”
A declaração de Bolsonaro foi dada durante o lançamento do programa Norte Conectado, que prevê ações para a construção de infraestrutura de telecomunicações em fibra ótica na região amazônica.
“Essa é a região mais rica do mundo e tem uma história. História dos nossos antepassados, que lutaram bravamente para conquistá-la. Se não fossem aqueles aventureiros de antigamente, lutando para ir a oeste no Tratado de Tordesilhas, hoje não teríamos a nossa Amazônia. E nós temos a obrigação de manter essa região sob nosso comando. É somente dessa forma, com entendimento de todos os Três Poderes, buscando recursos e meios, se empenhando, que nós podemos dizer que a Amazônia é verdadeiramente nossa.”
O Fundo Amazônia, abastecido por dinheiro da Noruega e da Alemanha, foi suspenso por Ricardo Salles em meados de 2019. Gerenciado pelo BNDES, o Fundo não tem mais comitê técnico para aprovar novos projetos.
Em julho, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) chamou a atitude de “rasgar dinheiro”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)