RH deveria existir para isso
Entre os muitos funcionários da Petrobras que ajudaram a aprovar investimentos desastrosos e licitações fraudulentas, muitos não sabiam exatamente o que estavam fazendo...
Entre os muitos funcionários da Petrobras que ajudaram a aprovar investimentos desastrosos e licitações fraudulentas, muitos não sabiam exatamente o que estavam fazendo.
Outros percebiam que havia algo fora do protocolo, mas preferiam não contestar os chefes. Temiam que eventuais atritos com os superiores resultassem na perda de seus cargos e, obviamente, de salários mais altos.
Eis um elemento decisivo para que os ex-diretores corruptos — que tinham mandato de seus padrinhos políticos para roubar — conseguissem executar tantas manobras escusas embrulhadas com aparência de legalidade: funcionários inexperientes, que, promovidos precocemente a posições de chefia, tornaram-se gratos cordeiros de seus superiores.
Na Petrobras, um profissional em início de carreira pode mais que dobrar o salário, se passar a uma função de chefia. Em geral, quemdá um salto tão alto de uma só vez não quer abrir mão do cargo por nada.
A área de Recursos Humanos existe justamente para zelar pela meritocracia. Não deve deixar que jovens talentos sejam desestimulados pela falta de ascensão na carreira, mas também não deve permitir saltos tão altos, de profissionais que não conseguiriam se sustentar no mesmo patamar, caso perdessem o emprego.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)