Senado derruba veto de Bolsonaro e permite aumento a servidores que combatem Covid-19
O Senado acaba de aprovar, por 42 votos a 30, a derrubada do veto de Jair Bolsonaro ao aumento de despesas com carreira, reajustes, concessão de vantagens ou criação de cargos e funções de servidores públicos civis e militares...
O Senado acaba de aprovar, por 42 votos a 30, a derrubada do veto de Jair Bolsonaro ao aumento de despesas com carreira, reajustes, concessão de vantagens ou criação de cargos e funções de servidores públicos civis e militares.
A derrota do governo no Senado aconteceu horas depois de o presidente se encontrar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A derrubada do veto pelos senadores ainda terá de ser apreciada pelos deputados.
No Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, sancionado em 27 de maio, Bolsonaro havia barrado a possibilidade de reajuste para servidores públicos civis e militares diretamente envolvidos no combate à pandemia da Covid-19.
Na justificativa para o veto, o governo federal argumentou que a manutenção do reajuste “retiraria quase dois terços do impacto esperado para a restrição de crescimento da despesa com pessoal. O Ministério da Economia estima uma economia entre R$ 121 bilhões e R$ 132 bilhões”.
O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes, apelou aos pares dizendo que o auxílio emergencial ficaria ameaçado pela derrubada do veto –sem sucesso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)